Museu de Arte Islâmica no Egito reabrirá

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Após quatro anos fechado para reforma, o Museu de arte Islâmica do Cairo será reaberto em dezembro deste ano (2010).

Planejado em 1869 para abrigar a coleção nacional de arte islâmica, ficou pronto em 1881. A inauguração teve como sua exposição inicial o número de 111 peças compostas por acervos de mesquitas e mausoléus de todo o Egito. Com a chegada do ano de 1903 o museu já continha mais de 3154 objetos, o que obrigou que durante este período de tempo adições de salas fossem feitas.

O edifício nunca teve a sua estrutura avaliada, até que em 2001 uma série de fatores de risco para o prédio foram descobertas. Assim, em 2003, o Ministério da Cultura lançou um projeto de restauração completa para o museu incluindo a recuperação da disposição original de algumas estruturas arquitetônicas como a volta da sua antiga entrada e ganhará ambientes novos como um laboratório totalmente equipado e um museu para crianças.

Museu de arte Islãmica. Foto: Creative Commons.

 

Para saber mais: http://weekly.ahram.org.eg/2010/1011/heritage.htm

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

4 comentários sobre “Museu de Arte Islâmica no Egito reabrirá

  1. Adorei a reportagem,pois tem conteúdo interativo e diversificado,pois não é sempre que se acha reportagens atuais sobre o Egito,na maioria das vezes é do Antigo Egito.Essa reportagem também me ajudou no meu artigo sobre o Egito.

  2. Sou fascinada por estudos dos antepassados.Acredito que conhecendo melhor, cada detalhe, saberemos administrar melhor nosso presente e futuro.O melhor de tudo isso, é que existem pessoas, que felizmente, pensam e lutam para nos fornecer tais informações, como você.Parabéns!!

Os comentários estão desativados.