【Imag. 】 Horemheb, aquele que se fez rei

 

 

General Horemheb. Fotografia: Stan Honda / AFP (15/11/2010). Retirado de UOL imagens da semana. Disponível em < http://entretenimento.uol.com.br/album/ap_apm_15112010_album.jhtm > Acesso em 26 de Janeiro de 2011.

Fotografia tirada durante a exposição “Haremhab, The General Who Became King” (Horemheb, o general que se tornou rei) que define bem quem foi este homem: a princípio era um serviçal da corte de Akhenaton, Tutankhamon e posteriormente Ay. Após a morte deste último acendeu ao trono e concentrou esforços para apagar estes seus três antecessores da história egípcia. Esta imagem hoje está no Museu Metropolitan, Nova York.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

10 comentários sobre “【Imag. 】 Horemheb, aquele que se fez rei

    • Eu o acho uma figura interessante, não tem como não imaginar (só imaginar não é?) o que se passou na cabeça dele após passar pelo o governo de vários faraós e no final subir ao trono também.

  1. Deve ter sido uma pressão muito grande, pois desde que o mundo é mundo a politicagem faz parte do cotidiano de um povo. Se antes ele sofreu para reestabelecer a ordem e (re)tornar Amon como Deus principal, hoje em dia, a corrupção e troca de favores entre políticos e partidos pode até mesmo ser comparada.

  2. Acho Horemheb uma figura interessante.visualizar Horemheb pela ótica atual é complicado ai nós iremos tachar Horemheb como um alpinista social, um lacaio sem escrupulos que queria apenas o trono, mais Horemheb serviu bem os antigos Faraos.
    Tuthankamon o elegeu comandante do exercito e Iry-pat herdeiro de Tuthankamon. (talvez ele tenha sido tudo isso que as pessoas falam ou não)não devemos esquecer que ele não foi um Faraó ruim, foi um grande construtor, reformou o exercito o grande Edito de Horemheb trouxe uma grande reforma política nas duas terras. e abriu caminho para a grande 19° dinastia.
    mas sim claro ele teve seus defeitos algo que todo os reis imperados faraós tamben possuiam
    nossa agora que percebi que quase fiz uma tese aqui 😀
    saudações Márcia

Os comentários estão desativados.