Foi anunciada a descoberta de uma rainha até então desconhecida

Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Esta semana o Ministério de Antiguidades Egípcias anunciou a descoberta em Abusir da sepultura de uma rainha que viveu na 5ª Dinastia (Antigo Reino) e cuja existência era desconhecida. Seu nome era Khentkaus III (variante: Khentakawess III). Nos relevos de sua tumba ela é descrita como “a mulher do rei” e “mãe do rei”. A descoberta foi realizada pela equipe de Arqueologia do Czech Institute of Egyptology em parceria com o Ministério de Antiguidades do Egito.

Super estrutura da tumba de Khentkaus III. Foto: Czech Institute of Egyptology.

No local foram encontradas 23 utensílios feitos com o que as reportagens estão apontando como pedra calcária (embora lembrem peças feitas de alabastro ou quartzito) e quatro objetos em bronze. A tumba é pequena, o que não diminui a sua importância. Ela foi encontrada próximo da pirâmide do rei Neferrefré (Raneferef), o que leva até a suposição que ela poderia ter sido a sua mãe ou esposa.

As 23 peças de calcário encontradas no local. Saliento que elas lembram objetos feitos de alabastro ou quartzito. Foto: Czech Institute of Egyptology.

Uma farani (faraó mulher) desconhecida?

Apesar das notícias que foram veiculadas (algumas as quais listo abaixo), nada do que foi liberado para a imprensa indica que Khentkaus III teria sido uma farani. Ao que parece tudo não passou de um equivoco que foi reproduzido por vários veículos diferentes.

Super estrutura da tumba de Khentkaus III. Foto: Czech Institute of Egyptology.

Fontes:

Hallada la tumba de Jintakus III, una faraona desconocida. Disponível em < http://www.lavanguardia.com/cultura/20150104/54423000191/egipto-tumba-jintakus-faraona-desconocida.html >. Acesso em 04 de janeiro de 2015.
El hallazgo de una tumba revela la existencia de una nueva faraona en Egipto. Disponível em < http://m.20minutos.es/noticia/2339545/0/nueva-faraona/tumba-hallazgo/egipto/ >. Acesso em 04 de janeiro de 2015.
Descoberta de tumba revela rainha desconhecida do Egito. Disponível em < http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/descoberta-de-tumba-revela-rainha-desconhecida-do-egito >. Acesso em 04 de janeiro de 2015.
4500 years old tomb of unknown Ancient Egyptian Queen discovered. Disponível em < http://luxortimesmagazine.blogspot.cz/2015/01/4500-years-old-tomb-of-unknown-ancient.html >. Acesso em 04 de janeiro de 2015.
Jintakus III, la nueva faraona. Disponível em < http://www.larazon.es/detalle_normal/noticias/8330884/sociedad+ciencia/jintakus-iii-la-nueva-faraona#.Ttt1LmdlQN3JkNd >. Acesso em 04 de janeiro de 2015.

Tomb of unknown Egyptian queen discovered near Cairo. Disponível em < http://www.telegraph.co.uk/travel/destinations/africaandindianocean/egypt/11325225/Tomb-of-unknown-Egyptian-queen-discovered-near-Cairo.html >. Acesso em 05 de janeiro de 2015.