Perguntas e respostas: o pênis de Tutankhamon?

Por Márcia Jamille | Instragram | @MJamille

A leitora Camila enviou uma pergunta bem interessante sobre a mumificação do Tutankhamon e que pouca gente sabe, então achei interessante compartilhar a questão — e minha resposta — aqui:

Márcia, consta teorias com argumentos validos sobre o fato do embalsamento de Tutancâmon envolver tanta controvérsias .. Como por exemplo o órgão reprodutor do mesmo ter sido embalsado de maneira digamos, incomum..? Guardo a resposta.

Grata.

— Camila Domingos, via Facebook

Sim, de acordo com a profa Salima Ikram (uma pesquisadora que respeito profundamente) a múmia parece ter sido sepultada com o pênis ereto, o que seria uma analogia com a mumificação do deus Osíris. Faz parte também da sua proposta (esta parte acho realmente radical, mas que não deve ser descartada) que o desmembramento de Tutankhamon pode já ter ocorrido na antiguidade (e não durante a sua dissecação por parte da equipe de Howard Carter na década de 1920) porque queriam que ele se transformasse em Osíris de fato [lembra do mito em que ele (o Osíris) é  desmembrado e depois reconstruído por Ísis?]. Seria por este motivo que ele foi coberto por tanta resina preta… Para que no outro mundo ele representasse a fertilidade de Osíris. Abraços!

Tutankhamon. Foto: Harry Burton.

Você tem alguma dúvida sobre o Antigo Egito? Pode enviar para mim. Clique aqui e saiba como.