Aeroporto do Cairo ganha museu com múmias egípcias

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

No dia 26 de julho de 2020 (dia do arqueólogo aqui no Brasil… Ok, informação irrelevante no momento, mas está aí a curiosidade), a equipe que trabalha no Museu do Aeroporto do Cairo, mais especificamente no Terminal 3, montou mais painéis para a exibição de antiguidades egípcias. Quando for inaugurado, esse museu repaginado contará com 70 artefatos arqueológicos exibindo, inclusive, múmias egípcias.

Eles foram escolhidos a dedo para representar os diferentes aspectos da civilização egípcia antiga, indo desde a era faraônica, à cultura copta e islâmica.

Sobre as múmias, as informações dadas é que uma remonta à Época Tardia e trata-se de um homem com os braços cruzados no peito, posição típica de faraós. Já a outra remota à era romana e ainda possui sua máscara mortuária.

Esse museu é uma oportunidade dos viajantes, só de chegarem ao aeroporto, serem impactados pela história do Egito, além de dar uma oportunidade aos que só estão fazendo escala no país. Essa é também uma forma de receber de braços abertos os turistas que futuramente visitarão o Egito após o fim da pandemia da COVID-19.

Em soma, um novo salão de exposições está sendo preparado no Terminal 2 e esse contará com uma área de aproximadamente 150 metros.

— E mais: Já teve curiosidade em saber como seria viver uma estudante de Arqueologia em um jogo? Então acompanhe a série “Aventuras na Arqueologia”:

Fonte:

In Pics: Final touches placed on Cairo’s Airport Terminal 3 museum ahead of opening. Disponível em < https://www.egypttoday.com/Article/4/90139/In-Pics-Final-touches-placed-on-Cairo’s-Airport-Terminal-3 >, acesso em 04 de agosto de 2020.

Todas as fotos desse post são de autoria do Ministério das Antiguidades e Turismo do Egito.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]