Pesquisadora brasileira está em organização de evento internacional de Egiptologia

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Para quem frequenta esse site há muito tempo já está cansado de me ouvir falar que infelizmente aqui no Brasil não existe uma cadeira acadêmica de Egiptologia (ao menos não formalmente). Os alunos interessados na área e que não possuem condições de estudar fora do país, sempre precisam procurar alternativas para se especializar em Egito Antigo. Nessa pequena gama de alternativas está assistir a cursos de extensão, palestras e seminários para ir aos poucos complementando seu currículo, ou agregando conhecimento.

Então, para a nossa felicidade, as pesquisadoras Thais Rocha (Universidade de Oxford e Universidade de São Paulo) e Linda Hulin (Universidade de Oxford) estão organizando, com o apoio da Egypt Exploration Society, uma série de seminários intitulado Being Egyptian (Ser Egípcio). A Thais Rocha é a brasileira do time e faz parte do Amarna Project. Clique aqui e conheça o trabalho dela.

O Being Egyptian tem como objetivo explorar e discutir as experiências dos antigos egípcios em sua terra natal, assim como em outras partes do domínio egípcio. E sempre tendo em vista debates sobre a cultura material, mais especificamente as edificações domesticas (casas e o ambiente do lar). A proposta da iniciativa é lançar uma série de seminários voltados para estudantes, pesquisadores e curiosos.

Infelizmente os seminários serão em inglês, mas sempre que possível estou anunciando eventos em português sobre o Egito Antigo aqui no site. Então fiquem de olho! Vou até aproveitar para fazer um jabá: Sabem o English at Home? Então, essa escola está oferecendo um cupom de desconto para os seguidores que possuem interesse em aprender árabe ou inglês! Vocês só precisam aplica-lo nesse link:  https://www.englishathomeofficial.com/

O código é esse aqui: ARQUEOLOGIA35OFF

Voltando ao Being Egyptian, os seminários terão início agora em março e serão gratuitos. Veja abaixo os temas:

  1.   Expressing home: the emotional aspect of dwelling
  2.   The Egyptian house
  3.   What is domestic space?
  4.   Sensory approaches to domestic life
  5.   Ethnographies of houses
  6.   Summing up and moving on

Importante:

Todas as salas possuem capacidade limitada para ouvintes, portanto, inscrevam-se apenas se tiverem certeza de que poderão participar.

Para informações sobre inscrições, datas e seminaristas, acesse esse link: https://www.ees.ac.uk/News/being-egyptian

Bons estudos!

Dica de vídeo:

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]