A arqueóloga e antropóloga Mary Leakey é homenageada no doodle do Google

Leakey é um dos principais nomes da Arqueologia, principalmente depois de descobrir restos de um dos nossos ancestrais, o proconsul africanus.

Mary Leakey no doodle do Google. 2013.

O mais legal é que no doodle ela foi representada com os seus dálmatas, que normalmente ficavam nas escavações.

Não é a primeira vez que o Google homenageia uma personalidade da Arqueologia, ano passado foi a vez de Howard Carter: Google homenageia o arqueólogo Howard Carter 

Notícia que saiu no Terra sobre o assunto:

Mary Leakey, arqueóloga, é homenageada no 100º aniversário em doodle do Google

Pesquisadora descobriu fóssil de primata extinto que poderia ser ancestral dos humanos

Mary Leakey, arqueóloga britânica, é homenageada no seu 100º aniversário pelo doodle (logo) do Google nesta quarta-feira.  Foi ela quem descobriu o primeiro fóssil de um primata extindo que é tido como ancestral dos humanos. A descoberta do proconsul africanus foi feita em 1948.

Leakey nasceu em 6 de fevereiro de 1913, em Londres, e morreu em 9 de dezembro de 1996 no Quênia. As primeiras pesquisas e descobertas da arqueóloga foram publicadas pelo seu marido, Luis S. B. Leakey.

Segundo a Enciclopédia Britânica, a experiência de Leakey com a arqueologia começou quando ela ainda era criança. Ela ajudou nas escavações de um sítio arqueológico quando menina e começou a ganhar habilidade como desenhista dos achados encontrados pela equipe.

Mary Leakey publicou pelo menos quatro livros, entre 1950 e 1983, revelando suas descobertas.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Artigo disponível em < http://tecnologia.terra.com.br/internet/mary-lekey-arqueologa-e-homenageada-no-100-aniversario-em-doodle-do-google,5ea5a708cbeac310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html >. Acesso em 06 de fevereiro de 2013.

 

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

One thought on “A arqueóloga e antropóloga Mary Leakey é homenageada no doodle do Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *