Livro que estou interessada em ler: História militar do mundo antigo; Vol 1

O estudo da História da Guerra tem passado ao longo dos anos por enormes mudanças, onde se destaca uma maior busca pela compreensão dos efeitos do sistema militar na realidade sócio-política das sociedades passadas, incluindo questões étnicas, culturais e de gênero.

Em várias comunidades antigas, seja no Oriente ou Ocidente, a guerra tem sido utilizada como uma forma de demarcar território e de obtenção de matérias-primas, através de conflitos armados ou “psicológicos”. Neste sentido este livro procurar reunir pesquisadores de áreas que permeiam desde o Antigo Oriente até a História Clássica.

O material foi organizado pelo arqueólogo e historiador Pedro Paulo Abreu Funari, a historiadora Margarida Maria de Carvalho, o arqueólogo e historiador Claudio Umpierre Carlan e a historiadora Érica Cristhyane Morais da Silva.

Esta é uma coletânea de 11 artigos, dentre eles está a participação do historiador egiptólogo Ciro Flamarion Cardoso (1942 — 2013). São ao todo 3 volumes:

1- História militar do mundo antigo: guerras e identidades
2- História militar do mundo antigo: guerras e representações
3- História militar do mundo antigo: guerras e culturas

Ao contrário do Arqueologia da Guerra e do Conflito, este livro consegui comprar. Ele está disponível nas grandes livrarias.

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *