Mulher X Ciência: uma boa resposta para uma pergunta idiota

Vi este vídeo vi rolando no Facebook e ele é digno para ser compartilhado. Trata-se de uma palestra que tem a participação do astrofísico Neil Tyson onde um homem do público faz uma pergunta babaca envolvendo a ausência das mulheres na ciência. Sendo negro, Tyson sente literalmente na pele o que é ter sua etnia desprezada pela sociedade cientifica, então se sentiu apto para responder a pergunta:

 

Eu gostaria de dizer que na Arqueologia temos um pouco mais de sorte, mas não é bem assim. As mulheres, ao contrário de muitas outras ciências, costumam ser muito mais numerosas e aceitas, contudo – e eu já ouvi isto ser dito acerca de outras colegas – aquelas que tendem a se arrumar um pouco mais que as outras moças usualmente são rotuladas como não aptas para o trabalho porque são “menininhas” de mais. Isto literalmente propõe que o seu modo de se vestir de alguma forma interfere na qualidade do seu trabalho, o que é um pensamento estúpido.

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *