Lançamento de livros sobre o Antigo Egito: Hieroglifos e a vida no Egito Antigo

Gramática Fundamental de Egípcio Hieroglífico para o estudo do estágio inicial da língua egípcia (de 3000 a 1300 a.C.) (Ronaldo Gurgel Pereira)

“Quando pensamos em Egiptologia, normalmente ligamos a palavra a arqueólogos ocupados em alguma escavação à sombra de antigas ruínas de templos e pirâmides. De facto, nos dias de hoje, a Egiptologia tornou-se quase um sinónimo de arqueologia egípcia. Praticamente todos os departamentos de Egiptologia das universidades pelo mundo possui ao menos um mandato no Egipto ou no Sudão onde professores e alunos podem desenvolver seus conhecimentos em campo.
Entretanto, se a Egiptologia deixou de ser uma ocupação da aristocracia e tornou-se uma ciência de facto, ela assim o fez em virtude dos esforços de filólogos e linguistas. Assim, não há nenhum exagero ao afirmar-se que a Egiptologia é na realidade uma ciência ligada às letras. Somente após o longo e árduo processo de decifração dos hieróglifos é que foi possível, enfim, dar início ao processo de reconstituição da história egípcia, sua cultura, mentalidade, identidade, sempre descritos em primeira pessoa” (Início da Introdução do livro).

MEUS COMENTÁRIOS: O Ronaldo disponibilizou para mim a introdução da obra e pude ter uma ideia do que podemos encontrar. A primeira parte faz um passeio pelo surgimento da escrita egípcia e a decifração da mesma com o uso da Pedra de Rosetta, além de apresentar as noções básicas da gramática como os complementos fonéticos e fonologia versus pronúncia. A segunda parte é dedicada a discutir elementos da frase como o substantivo, adjetivos, preposições, pronomes, advérbios, numerais etc. No mesmo esquema é a terceira parte, mas desta vez se aprofundando em sintaxe. E por fim a quarta explica sobre o sistema verbal.
O livro também é composto por exercícios (e suas respectivas respostas) e uma lista de hieróglifos ao final.

 


O povo da Esfinge (Margaret Marchiori Bakos)

O povo da esfinge resgata fatos que nos permitem conhecer os sentimentos daquelas pessoas em relação a outras criaturas, a coisas, a acontecimentos e a entes divinos. Ressalta gestos e palavras espontâneos: os toques pessoais que faziam os dias do Egito Antigo especiais e diferentes. Ao tratar dos antigos egípcios, esta obra penetra no mundo enigmático da esfinge e no culto à imortalidade (Sinopse: EdiPucrs).

 

 

 

 

 

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

One thought on “Lançamento de livros sobre o Antigo Egito: Hieroglifos e a vida no Egito Antigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *