4ª Turnê Intrínseca: um pouco do que rolou em Aracaju

Por esta turnê quase chorei sangue! Isto mesmo! Dias antes eu estava em trabalho de campo e sem esperanças de poder voltar a tempo de ao menos tentar conseguir uma senha. Mas felizmente nós (a equipe) conseguimos terminar o trabalho mais cedo, o que encerrou meu pequeno drama.

O evento ocorreu no domingo, dia 29. A entrega das senhas estava marcada para começar as 12h00 na Saraiva, exceto pelo “porém” de que o a área do shopping onde fica a loja só abre a partir das 13h00.

Cheguei lá umas 11h30, praticamente já aceitando que eu não tinha conseguido a senha para entrar, mas felizmente o pessoal já estava se organizando pondo nos ouvintes o número da ordem de chegada e me surpreendi quando vi que eu era a participante número 162.

4ª Turnê Intrínseca um pouco do que rolou em Aracaju 01

Não demorou muito tempo até que a primeira leva de senhas começassem a ser distribuídas, momento em que recebemos um cartão da editora pedindo alguns dados nossos e depois nos liberaram para fazer outros afazeres até as 14h00 (horário de início das atividades). Também fomos avisados de que o evento não seria na Saraiva (eles já tinham deixado isto claro na internet, só não liberaram onde seria de fato), mas no Quality Hotel.

4ª Turnê Intrínseca um pouco do que rolou em Aracaju 02

Estava um calor desgraçado, mas não tirou a diversão da turnê. Os representantes da Intrínseca apresentaram slides mostrando os lançamentos da editora, booktrailers, trailers de filmes e responderam uma rodada de perguntas. Alguns pontos eu achei interessante compartilhar:

● Se eles aceitam originais: Foi respondido que ainda não porque apesar da aparência a Intrínseca possui um quadro de somente 50 funcionários, o que não dá suporte para atender a demanda de envio de originais, mas este é um objetivo futuro deles.

● Por que as editoras (inclusive da própria Intrínseca) insistem em vender livros com capas de filmes: Trata-se de uma parceria entre as editoras e as distribuidoras dos filmes para a divulgação de ambos os materiais. Vale lembrar que o público de filmes é imensamente maior que o público leitor. Entretanto, ao contrário de outras editoras, a Intrínseca faz somente algumas tiragens com a capa do filme, ou seja, a capa do livro como a do filme rodam juntas. Para comprar a do seu interesse é só buscar pelo ISBN.

● Se a editora dá “pitaco” no material do autor, ou se ele tem plena liberdade em por o que quiser: Sim, a editora pode dar sugestões (mudar frases, desenvolver tal personagem, tentar esclarecer ideias etc), mas que são postas na obra somente se o autor aprovar.

As outras perguntas eram mais relacionadas com lançamentos, continuações de séries etc.

4ª Turnê Intrínseca um pouco do que rolou em Aracaju 03

Para finalizar eles fizeram duas rodadas de sorteio (sortearam livros, kits com camisetas, marcadores, bandaninhas etc) e eu não ganhei nada (lágrimas correm soltas). Também fomos informados que receberíamos descontos na Saraiva comprando qualquer livro da Intrínseca e que ao final receberíamos um kit da editora com uma bolsinha, marcadores, um pin da turnê, bootons, um colar para crachá…

4ª Turnê Intrínseca um pouco do que rolou em Aracaju 04

4ª Turnê Intrínseca um pouco do que rolou em Aracaju 05

4ª Turnê Intrínseca um pouco do que rolou em Aracaju 06

… E um lápis com gírias de todas as cidades por onde a turnê passou. No meu infelizmente veio o do Rio de Janeiro… Eu queria pegar o de Sergipe.

4ª Turnê Intrínseca um pouco do que rolou em Aracaju 07

Pedi para trocar, mas não deixaram já que a ideia era ocorrer a interação entre os vários públicos… Mesmo assim eu queria Sergipe, então prometi a eles um twitter com a minha lamentação (mesmo assim não consegui trocar o lápis):

Apesar do calor dos infernos deu para curtir muito o evento. Ano que vem estarei presente novamente (se der).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *