(Comentários) I Semana de Arqueologia da CAJUFS

Desde a abertura do curso de Arqueologia na UFS tornou-se comum a elaboração de eventos para mostrar e discutir os aspectos plurais da Arqueologia do nosso país. Posso rememorar com alegria que participei da maioria como ouvinte e em ao menos três deles apresentando as atividades para o público, então fiquei imensamente feliz quando recebi o convite da empresa júnior CAJUFS para participar da “I Semana de Arqueologia da CAJUFS”, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de abril na cidade de Laranjeiras (SE).

No evento ocorreram palestras, mesas redondas, apresentações de comunicações, minicursos, uma assembléia de estudantes, exposição de banners e passeios guiados. Em relação a minha participação eu estava lá para expor para a venda o meu livro, Uma viagem pelo Nilo. Como não existia a possibilidade do evento conseguir um staff para mim o João Carlos (Museu Nacional) foi extremamente simpático e auxiliou nas vendas, assim como a Dalila Souza (Universidade Federal de Sergipe) e o Roberval Jr.. O pessoal da Contextos Arqueologia também ajudou muito, não só montando todo o espaço como também cuidando do transporte dos livros.

Por conta desta minha atividade eu não assisti todas as comunicações e nem vi todas as palestras, mas estava óbvio que existem alguns alunos extremamente interessados em discutir as questões acadêmicas que os rodeiam, entretanto só lamento que durante a assembléia de estudantes poucas foram as pessoas que compareceram e para variar de todo o departamento somente dois professores estavam presentes.

Retomando ao assunto das palestras: assisti somente três (não compareci na quarta e na quinta-feira), mas achei que alguns dos temas abordados eram maduros de mais para estudantes recém-ingressos na graduação. A de abertura foi com a arqueóloga e presidenta da SAB, Marcia Bezerra, que nos falou sobre as peculiaridades da Arqueologia Pública e a Educação Patrimonial, embora, sinceramente, eu — e acredito que metade dos ouvintes — estivesse esperando que ela falasse bem mais da IN do IPHAN, mas foram palavras realmente instrutivas.

A segunda palestra foi com o arqueólogo Gilson Rambelli, com “A versão molhada da Arqueologia” e que ao final deixou disponíveis aparelhos de mergulho e algumas das ferramentas utilizadas para a realização da Arqueologia subaquática para os alunos poderem dar uma olhada.  A da quarta e da quinta não participei e a da sexta só assisti da metade para o final.

Gostei de todas as mesas redondas as quais participei, mas especialmente a “Z-14: Pescando memórias”, onde um dos membros da associação de pescadores de Laranjeiras (SE) relatou como a Educação Patrimonial mudou a sua vida, fazendo-o perceber que ele tinha uma identidade cultural. Eu gravei um vídeo sobre o momento em que ele relata isso e verei posteriormente como disponibilizarei para vocês.

As comunicações dos estudantes foram com temas bem plurais (rolou até Arqueologia dos fantasmas!), o que eu gosto muito na verdade porque o evento vira uma “feira de novidades” e não um monólogo.

Eu estava morta de saudades de assistir eventos de Arqueologia e espero que os alunos da UFS continuem com esta energia (e que continuem a receber apoio) para realizar mais outras atividades.


Agradeço a organização da CAJUFS, especialmente a figura da Érika Castro, pelo o convite para participar da semana. 😀

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

2 thoughts on “(Comentários) I Semana de Arqueologia da CAJUFS

  1. Olá Márcia!

    É muito gratificante e enriquecedor receber elogios e críticas de colegas tão empenhados na Arqueologia. Você, Fernanda e Luis Felipe (não esquecendo de vários outros colegas) que sempre deram duro para que a Arqueologia da UFS se movimentasse, podem ter certeza que esse gás de vocês, sempre em prol da Arqueo., nos deu o fôlego para tentar prosseguir com os movimentos no curso, na tão querida cidade de Laranjeiras (que sou apaixonada e com muito gosto!)

    A I SEMANA DE ARQUEOLOGIA DA CAJUFS foi apenas um ensaio para os outros eventos que virão por aí.

    Um grande abraço para você. Conte conosco para o que der e vier (sempre)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *