Lançamento de livro sobre o Antigo Egito: Ramsés II, o Deus vivo, conquistador de terras e de corações

“Ramsés II, o Deus vivo, conquistador de terras e de corações (2015)”, de Maria Helena Trindade Lopes

Ramsés II, o Deus vivo, conquistador de terras e de coraçõesRamsés II foi o mais emblemático de todos os reis egípcios.
A edificação da «lenda de Ramsés», criada e sustentada por sua mãe, a rainha Tuya – o grande amor da sua vida -, permitiu-lhe dominar o mundo à sua volta e restaurar o velho orgulho imperial egípcio.
Viveu noventa e dois anos, e reinou mais anos do que qualquer outro faraó, festejou catorze jubileus reais, deixou a sua marca gravada na pedra de norte a sul do Império, mas não se soube defender do maior de todos os mistérios – o Amor -, nunca tendo conseguido «domar» e seduzir Mérit, a cantora de olhos negros rasgados, que transportava consigo um terrível segredo do passado. No entanto, ao longo da sua extensa vida conquistou várias mulheres que lhe deram mais de uma centena de filhos.
A História, como sempre, é representada por vários atores. Aqueles que aparecem em primeiro plano, como Ramsés II, e os outros que, nos bastidores, vão urdindo o enredo e manipulando os atos. Mérit e Ísis, neste caso, foram as verdadeiras autoras desta intriga tão extraordinária que nos permite conhecer o homem profundamente sensual e afetivo que se oculta por detrás do grande guerreiro, do «deus maior», que os livros persistem em apresentar (Sinopse: m.wook.pt).

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *