Lançamento de livros sobre Arqueologia: Arqueologia Subaquática

Arqueologia Subaquática em Cananéia de Gilson Rambelli

O autor nos convida a fazer um mergulho na Arqueologia Subaquática, chamando atenção para o potencial do patrimônio cultural subaquático brasileiro, enquanto testemunhos únicos de diferentes atividades humanas que se encontram, por diversos motivos, submersos. Ressaltando que esta percepção sobre os sítios arqueológicos subaquáticos é nova e ainda é mal compreendida pelo senso comum, que os compreendem pela ótica especulativa dos sonhos e lendas dos tesouros submersos.
Buscando concretizar a Arqueologia Subaquática no Brasil, a cidade de Cananéia (cidade histórica do litoral sul paulista) e seus arredores, como a Ilha do Cardoso, a Ilha do Bom Abrigo e parte da Ilha Comprida serviram de cenário para a realização desses estudos. Para tal, a região, considerada importante do ponto de vista arqueológico, por ter uma ocupação humana desde a pré-história, comprovada por seus numerosos sambaquis e por seus casarios remanescentes desde o período colonial, passou a ser pesquisada em seu entorno submerso.
Para tanto, o livro traz os sítios arqueológicos subaquáticos, de diferentes tipos e datas, que foram registrados sistematicamente visando à elaboração de uma Carta Arqueológica Subaquática regional, para a gestão e proteção dos mesmos; o estudo de um sítio arqueológico de naufrágio realizado por arqueólogos mergulhadores, inédito no Brasil, buscando servir de exemplo sobre a potencialidade desses tipos de sítios, que ainda são vítima de constantes depredações em nosso país; e muita discussão sobre os conceitos que envolvem a complexidade do tema, ultrapassando assim, as fronteiras da pesquisa arqueológica, propriamente dita, chegando aos aspectos sociais e públicos referentes ao patrimônio cultural, e, sobretudo, à preservação do patrimônio cultural subaquático no Brasil, que legislativamente caminha na direção contrária da Convenção da UNESCO de 2001, ou seja, na contramão do mundo.
Trata-se de um livro de divulgação científica transdisciplinar que pode ser aproveitado por estudantes e estudiosos de diferentes áreas do conhecimento, como Arqueologia, História, Antropologia, Direito, Museologia, Biologia, Oceanografia, entre outras, e também por todos apaixonados pela temática.
Boa leitura! (Sinopse: Editora Prismas)

Sob as Profundezas: A Arqueologia Subaquática no Brasil de Keitty de Oliveira Silva

Provavelmente, muitos já se perguntaram como é o fundo do mar. Já se questionaram sobre o que se esconde nas profundezas de rios e lagos, imaginaram, ainda crianças, como seria respirar debaixo dágua, fantasiaram com aventuras difíceis, heróicas e, com certeza, vitoriosas. A Arqueologia, por si só, se apresenta no imaginário em cenários maravilhosos, inóspitos e perigosos. Somada com tubos de oxigênio e trajes de borracha, torna-se ainda mais incrível aos olhos. Quando a Arqueologia Subaquática nasce, junto, surgem novos mundos, novos mistérios. Com base em uma pesquisa historiográfica em documentações e legislações patrimoniais, Sob as Profundezas traz um panorama da especialidade da Arqueologia Subaquática em nosso país, além de abordar os profissionais que atuam nessa área e como se deu a origem do mergulho. Neste livro, o leitor encontrará uma história, onde haverão vários heróis e vilões não tradicionais, além de obstáculos ainda não superados e novas trilhas a serem seguidas. Encontrará apenas seu início e caberá ao interessado escrever sua continuação. (Sinopse: Editora Prismas)

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.