Bem-vindo 2016!

O primeiro nascer do Sol de 2016 visto da janela da minha casa.

No Egito Antigo, toda a vez que o Sol nascia existia a certeza de que ele tinha passado por uma renovação, vencendo a morte e o caos da escuridão. É por este motivo que escrevi no Café Néftis que a virada de ano sempre lembra-me a Antiguidade egípcia porque muitas pessoas ficam fascinadas com o primeiro nascer do Sol, algumas ficam acordadas para poder ver este momento. “Viva mais uma vez e para sempre”, certamente alguém do faraônico pediria a este astro.

2015 foi um dos anos mais felizes para mim, ao mesmo tempo não foi leve. Tive muitos rompantes de tristeza, como qualquer outra pessoa, mas definitivamente foi um período muito divertido em vários sentidos: trabalhei com amigos muito queridos, fui convidada a participar de eventos, vendi meus livros de forma tranquila, dei palestras, conheci leitores com direito a abraços bem apertados.

E rememorei parte destas coisas boas no vídeo de retrospectiva do Arqueologia Egípcia. Resumi tudo em menos de 3 minutos. Assistir não vai tirar muito tempo de vocês 😀 :

Foi a partir daí que começou minha comemoração de virada de ano porque madruguei por conta da gravação, dormi algumas horinhas e ao acordar só fiz tomar meu banho e passar a noite com os meus bichinhos e a minha mãe. Foi definitivamente uma noite muito modesta, mas não mudaria nada.

Eu não mostrei muita coisa no SnapChat, mas fiz um vlog para compensar, então está aí:

Foi tão bom passar este momento especial ao lado deles. Abaixo compartilho algumas das fotografias tiradas pela @marciasandrine na madrugada de 31/12. Somente a última é minha.

Bubi <3

Eu e a Ísis <3

Muito linda gente! Mais é louca de pedra.

Bom, para finalizar este post desejo para vocês um voto de felicidade ao estilo faraônico: Que vocês tenham um “início de um Ano Novo feliz”.

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

2 thoughts on “Bem-vindo 2016!

  1. Cara Nfr, isto é, Márcia,

    Muito legal descobrir seu site pois, embora de maneira amadora, sou um apaixonado pelo Kmt. Sou historiador, leciono para o Ensino Fundamental e em minhas horas vagas leio, pesquiso, enfim, busco sempre informações sobre o Antigo Egito. Estou mesmo até me atrevendo a estudar um pouco da gramática da escrita hieroglífica, mas como não tenho muito tempo e são poucos os recursos (garimpo pela net) como um orientador, não consigo avançar muito. Mas uma vez descoberto esse espaço, passarei a vistá-lo em busca de mais informações. Grande abraço!
    Vinicio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *