Lançamento de livro: Sacralizando o Solo: O uso simbólico e prático dos Geoglifos Sul-Americanos

Sacralizando o Solo: O uso simbólico e prático dos Geoglifos Sul-Americanos (Dalton Delfini Maziero)

Os geoglifos da América do Sul constituem um dos maiores mistérios da arqueologia mundial. Como entender os motivos que levaram homens do passado a desenharem gigantescas figuras e linhas no solo? Esse fenômeno social ocorreu em grande profusão no Peru, mas também no Chile, Brasil e outros países vizinhos. Desvendar esse mistério é entregar-se a um complexo jogo da mente humana, que mistura rituais sofisticados, manipulação da natureza e necessidades básicas de sobrevivência. Afinal, por que os antigos povos das Américas precisavam dos geoglifos?

Esta obra é resultado de uma monografia de pós-graduação. Mas, para compreender o incrível fenômeno dos geoglifos, não basta apenas pesquisar livros e textos. Torna-se necessário conhecer os geoglifos em seu contexto natural. O entorno geográfico diz muito ao pesquisador nesse caso específico. Então, posso dizer que esta obra é também resultado de longas viagens pelo deserto, montanhas e altiplanos sul-americanos. O leitor não vai encontrar nada parecido com esse texto, que se propôs ser inédito em sua abordagem, comparando três grandes grupos de geoglifos de nosso continente: os de Nazca (Peru), Acre (Brasil) e Atacama (Chile). O resultado foi uma pesquisa original, que lançou novas ideias sobre o tema. Somem-se a isso as conversas e trocas de correspondências com pesquisadores locais. Mesmo encontrando respostas factíveis para esse enigma da arqueologia, sinto que os geoglifos ainda irão fascinar as futuras gerações por muitos anos! Um tema inesgotável de pesquisa, que nos leva diretamente a um mundo repleto de ritos complexos e necessidades distantes de nossa realidade. Boa leitura!

MEU COMENTÁRIO: O Dalton é o autor do blog Arqueologia Americana e foi a pessoa que me apoiou quando iniciei o Arqueologia Egípcia.

E clique aqui para ler uma entrevista com o autor.

 

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

One thought on “Lançamento de livro: Sacralizando o Solo: O uso simbólico e prático dos Geoglifos Sul-Americanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quanto é * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.