Jurassic World no Telecine e Paleontologia para vocês

Mês passado estreou no Telecine o filme Jurassic World, um dos vencedores de bilheteria do ano de 2015. Sua estreia nos cinemas me influenciou a gravar o vídeo “Arqueólogos e dinossauros? Arqueologia versus Paleontologia” para apresentar as semelhanças entre essas duas disciplinas e esclarecer suas diferenças, inclusive a principal delas: a de que ao contrário de paleontólogos, arqueólogos não escavam dinossauros.

Então, para vocês que curtiram o filme ou que simplesmente acham dinossauros muito legais eu separei alguns vídeos interessantes para que possam assistir, aprender um pouco sobre o passado do nosso planeta e sair por aí tirando onda mostrando os seus conhecimentos.

Meu copo do Velociraptor Squad. Blue é a minha garota! Quem assistiu o filme irá entender 😀

O primeiro vídeo que indico é o que gravei para o Arqueologia Egípcia. Nele visito um laboratório de Paleontologia. É um vídeo longo, como comento na introdução dele é praticamente um documentário. Vale muito a pena conferir:

Os dois vídeos a seguir são de paleontólogos comentando o filme Jurassic World e falando sobre os animais que aparecem na película. Ambos possuem spoiller:

Por fim, uma descontração: o próximo vídeo é de um zooarqueólogo cantando que nós (arqueólogas e arqueólogos) não escavamos dinossauros: 🙂

Vou aproveitar para falar que estou lendo o livro que inspirou estes filmes de parques com dinossauros: o “Jurassic Park”, escrito pelo Michael Crichton. Se rolar escrevo um post comentando a leitura 😀

Avatar

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *