6 dicas de presentes de Natal para quem AMA a Arqueologia

Final de ano é aquele período em que muitas pessoas ficam com dúvidas do que comprar para os seus conhecidos durante as festividades de Natal ou Ano Novo. Para alguns é quase um martírio pensar em algo interessante. Contudo, se você possui algum parente ou amigo que ama a Arqueologia e não sabe qual o presente certo para dar a ele, aqui estão algumas dicas.

1 – Jogo “Assassin’s Creed Oringins”: Se quiser ter uma experiência imersiva na Antiguidade esse jogo é um dos melhores no momento com ótimos cenários e um fundo histórico que abrange a cultura egípcia, grega e romana. Ele já foi comentado no canal Arqueologia Egípcia.

2 – Eternizando suas mensagens do Twitter… Em cuneiforme: Você leu corretamente! Para um ávido usuário do Twitter e que ao mesmo tempo gosta de tudo o que envolva a Arqueologia vai amar os serviços do DumbCuneiform. Este é um site de tradução em que você envia a sua mensagem para a equipe e eles transcreverão em cuneiforme — uma técnica de escrita cunhada, muito popular entre povos da antiguidade — em um pedaço de barro.

3 – Livro “Arqueologia” de Pedro Paulo Funari: Esta é uma aquisição interessante para quem tem curiosidade em saber um pouco sobre os trabalhos de Arqueologia e as implicações politicas e sociais que os envolvem. Funari é um arqueólogo bastante reconhecido e já publicou dezenas de livros e artigos relacionados aos mais variados temas históricos. Já fiz resenha dele no Descobrindo o Passado

4 – Livro “Uma Viagem pelo Nilo”… O qual é de minha autoria, por acaso. Meio narcisista? Nem tanto! Eu tenho um motivo para indicá-lo: Ao contrário da indicação anterior, esta obra fala especificamente sobre a civilização egípcia explicando aos leitores os aspectos gerais desta civilização milenar. Porém, tem como bônus algumas explicações sobre os trabalhos de Egiptologia e como nasceu a Arqueologia Egípcia.

5 – Colar com ponta de flecha: Esta dica é voltada para aqueles que amam tanto a Arqueologia que quer um pedaço do passado por perto. A venda ou posse de artefatos arqueológicos é, na maioria dos casos, ilegal, por isto que a solução encontrada por muitos é a compra de cópias. Você poderá conferir alguns exemplos no site Arqueo Réplicas.

5 – Réplica de avião North American P-51 Mustang: Para os curiosos ou estudiosos da 2ª Guerra Mundial o avião North American P-51 Mustang é um velho conhecido. Sua atuação em combate foi registrada através de fotografias e vídeos históricos. Este é da Coleções Del Prado.

Gostou destas dicas? Compartilhe entre os seus amigos ou nos envie algumas sugestões também! Neste blog também já listei produtos inusitados envolvendo o Egito Antigo

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *