Recentemente a Discovery Channel incluiu em seu pacote de apresentadores o explorador Josh Bernstein. Nascido nos Estados Unidos em 24 de Fevereiro de 1971 ele é formado em antropologia e psicologia pela Universidade de Cornell, além de principal executivo (CEO) da maior escola de sobrevivência do mundo, a Boulder Outdoor Survival School (BOSS).
Josh ficou mundialmente conhecido após trabalhar na The History Channel com o programa Digging for the Truth (“Em Busca da Verdade” aqui no Brasil). Munido de seu famoso chapéu, fazendo rapel, mergulhando em cenotes ou viajando em meio ao deserto, Josh não é arqueólogo e deixa bem claro isto e apesar do seu figurino não gosta de ser comparado com o aventureiro criado por Steven Spielberg e George Lucas, o Indiana Jones.
Um dos maiores atrativos dos programas de Josh é a tendência do apresentador de trabalhar com o assunto in loco se embrenhando nos locais mais inóspitos para aplicar a arqueologia experimental. Em seus programas da The History Channel ele testou como as pirâmides podem ter sido construídas, as pedras de Stonehenge cortadas e transportadas por dezenas de kms, e os bonecos da Ilha de Páscoa talhados nas rochas e transportados até os seus locais finais. Em um dos capítulos das “Expedições de Josh Bernstein” (Into the Unknown) lançado pela Discovery Channel ele se embrenhou pelas florestas de Papua-Nova Guiné na esperança de poder ajudar a manter a tradição da tribo Anga de mumificar seus entes queridos, ação que foi interrompida a 50 anos atrás pelo governo local.
Normalmente as atitudes de alguns apresentadores não agradam aos arqueólogos, mas Josh além de “professor” dos espectadores é “aluno” dos pesquisadores. Em sua estréia na Discovery Channel conversei com alguns colegas da universidade e os comentários foram surpreendentes, todos concordaram que ver Josh questionar os fazia sentir como se fosse eles mesmos fazendo as perguntas. Não há uma aproximação destas com outros apresentadores, e esta é uma das características mais marcantes do Josh Bernstein, ele é capaz de transportar os alunos de arqueologia e outras ciências para diversos pontos do planeta além de promover a ciência pública para os espectadores amadores pelo o mundo afora.
Cada um dos seus programas se desenvolve em cima de uma questão principal, como no caso do capítulo “Amarna” (Discovery Channel) em que ele tenta entender o porquê da conhecida fixação do faraó Akhenaton pelo o Sol. Durante o seu programa na The History Channel ele abordou temas da arqueologia egípcia como a rainha Cleópatra, a rainha Nefertiti, o Farol de Alexandria, Ramsés II, as pirâmides do platô de Giza e Tutankhamon.
Para saber mais:
JoshBernstein_Brasil: Grupo bilingue - português e inglês – com discussões sobre os diversos episódios dos programas e também acompanhamento de informações sobre novas descobertas arqueológicas mundo afora: http://tv.groups.yahoo.com/group/JoshBernstein_Brasil/
The Official Website of Explorer Josh Bernstein: www.joshbernstein.com/
|