(DVD) Mistérios do Egito (1998)

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Uma das minhas maiores tristezas quando penso na divulgação da arqueologia egípcia é que no Brasil ainda não temos uma venda maciça de DVDs sobre o tema. Tudo bem que eu não vivo em um modelo de cidade grande, mas mesmo assim, na hora de comprar nas grandes lojas os poucos que estão no mercado dificilmente estão disponíveis. No entanto, incrivelmente uma das minhas melhores aquisições ocorreu há anos e veio de uma pequena banca de jornal, o seu nome é “Mistérios do Egito” (Mysteries of Egypt).

Capa do DVD “Mistérios do Egito”. Foto: Márcia Jamille Costa.

Apesar do título meio bobo este é um ótimo documentário que faz uma breve explanação sobre a história da civilização egípcia. Ele apresenta a narrativa de uma forma interessante, pois em vez de ser um arqueólogo apresentando ou aquele narrador que não dá “as caras” quem toma este papel é um senhor egípcio (estrelado por Omar Sharif, natural do Egito que atuou em “Dr. Jivago” e “Lawrence da Arábia”, além de narrar o passeio da exposição Tutankhamun and the Golden Age of the Pharaohs) que fala sobre as conquistas dos seus antepassados para a sua neta estrangeira (interpretada por Kate Maberly, a garotinha de “O Jardim Secreto”) que está profundamente interessada em saber sobre a tal “maldição de Tutankhamon”.

O documentário se inicia com o sepultamento de Tutankhamon e a descoberta da sua tumba, praticamente intacta, em 1922 pelo o arqueólogo inglês Howard Carter. A narrativa vai seguindo com a voz profunda de Omar Sharif até chegar o momento em que sua neta entra em cena muito interessada em saber sobre a maldição da múmia, mas para explicar a ela o tema de forma detalhada o avô tem que retomar toda a história egípcia, começando pelo o papel do Nilo para o nascimento desta civilização, afinal, “sem o Nilo não haveria múmia nem maldição”, como deixa claro o próprio personagem.

 

Cenas iniciais de Mistérios do Egito.

O documentário é muito bom, eu realmente indico para quem está aprendendo sobre os antigos egípcios, é um ótimo material para ser apresentado para alunos tanto no primário como na universidade.

Ficha técnica:

Tempo: 60 min

Direção: Bruce Neibaur

Produção: Scott Swofford e Lisa Truitt

Consultoria dos egiptólogos: Dr. Mark Lehner, Dr. Zahi Hawass e Dr. Nicholas Reeves.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

2 comentários sobre “(DVD) Mistérios do Egito (1998)

Os comentários estão desativados.