Cleópatra em Aventuras na História

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Está disponível neste mês (Abril de 2011) na revista Aventuras na História da Editora Abril uma matéria sobre a rainha Cleópatra.

 

 

Capa da revista de Abril de 2011 da revista Aventuras na História.

 

Escrito por Cláudia de Castro Lima, o texto possui comentários de vários egiptólogos, inclusive os brasileiros Maurício Schneider e Júlio Gralha (este último já mencionado aqui no site). Esta primeira parte não traz nenhuma novidade sobre as últimas pesquisas realizadas em sítios egípcios, mas obviamente é atraente para os amantes da história da rainha ou para quem ainda não a conhece, e é neste ponto onde o material torna-se bem útil já que em poucas páginas a autora explana muito bem alguns dos acontecimentos da vida desta figura do final do período faraónico.

 

 

Páginas da revista Aventuras na História. Matéria sobre a rainha Cleópatra. Foto: Márcia Jamille N. Costa. 2011.

 

A segunda parte da matéria é escrita por Maria Thereza David João (cuja dissertação está disponível aqui no Arqueologia Egípcia). Ela escreveu um texto muito moderno no que diz respeito ao estudo da figura feminina no Egito, tal vertente de pesquisa que hoje está sendo abordado com mais atenção pelos egiptólogos.
Sobre os desenhos foi usada a mesma formula da edição de agosto de 2008 que trouxe o faraó Tutankhamon na capa, inclusive as ilustrações da matéria pertencem a Sattu (ver mais aqui).

 

 

Revistas Aventuras na História. Capa com Tutankhamon (Agosto de 2008) e Cleópatra (Abril de 2011). Foto: Márcia Jamille N. Costa. 2011.

 

É uma matéria ótima, principalmente porque trouxe pontos e opniões de pesquisadores diferentes. Observem a bibliografia recomendada, o primeiro livro, devido as expectativas, provavelmente será bem recebido pelo o público brasileiro.

 

Ficha técnica:

Título: A última faraó

Revista: Aventuras na História

Autor:  Cláudia de Castro Lima e Maria Thereza David João

Ano de publicação (Brasil): 2011

Distribuição: Editora Abril

Tema: Egiptologia, Antigo Egito, Cleópatra VII