A filha da Múmia: Cleo de Nile

 

 

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Cleo de Nile. Imagem divulgação disponível no site oficial da Monster High.

A Mattel (a mesma empresa criadora da Barbie) criou ano passado uma linha de bonecas para a série de internet Monster High. Os episódios lançados online são baseados nas estórias contadas no livro de mesmo nome. Inspirado no lema “não faz mal ser diferente”, Monster High (que soma agora três livros) tem como personagens principais as filhas dos monstros mais conhecidos do cinema ou da cultura POP como a Medusa, Frankenstein, Drácula, Lobisomem, Zumbi, O Monstro do Lago, Poltergeist, Abominável Homem das Neves (Yeti), Fantasma da Ópera e até mesmo um parente do Hyde da série “O Médico e o Monstro”. A que chamou a minha atenção foi a filha da Múmia, Cleo de Nile, cuja parte da personalidade é um reflexo do que muitos pensam acerca da vida da realeza no mundo egípcio faraônico, por exemplo, a Cleo é autoritária, mimada, extravagante e por vezes volúvel e cruel, uma série de características a la Homero, acerca do poder arrogante dos faraós.

A figura da múmia ficou popular nos cinemas com o filme The Mummy (1932), com Boris Karloff, ator que também tornou popular a imagem do Frankenstein, e que inclusive é citado rapidamente no primeiro livro da série Monster High. É em The Mummy que se populariza a estória de pessoas enterradas vivas no Egito devido a algum crime (Embora em pesquisas nunca tenha sido encontrado algo que sequer sugira que coisas como esta tenham acontecido). Como Monster High foi inspirado nos temas de filmes de terror clássicos a estória da Cleo segue parcialmente o mesmo principio da fita de 1932: a personagem em algum momento foi enterrada viva (como é rapidamente citado no primeiro livro), o que explica o seu medo de escuro (dito em sua ficha da série online).

O segundo livro (já lançado aqui no Brasil) tem como protagonista justamente a Cleo de Nile. Abaixo a capa:

Capa do livro “Monster High 2: O monstro mora ao lado”.

Sobre a boneca:

No mercado, além da Cleo normal (ou “Básica”, que vem com um namorado grego – O Deuce – a tiracolo) existem as Dawn of the Dance, Gloom Beach, Dead Tired, dentre outras, mas aqui só vou apontar a normal, cuja roupa é a que mais aparece na série animada.

O tema da básica é toda inspirada em bandagens, inclusive os sapatinhos, e os acessórios são dourados. A primeira vez que vi o cabelo da boneca notei certa inspiração na personagem Anck-su-namun (Patricia Velasquez) de The Mummy (1999) e o esquema de cores da roupa lembra muito a que foi usada pela Miss Egypt 2006 no Universe.

Cleo de Nile Básica. Foto: Márcia Jamille Costa. 2011.

Cleo de Nile Básica. Foto: Márcia Jamille Costa. 2011.

Cleo de Nile Básica. Foto: Márcia Jamille Costa. 2011.

Ainda sobre o vestuário, este é extremamente exclusivo, ou seja, não é possível por roupas de brinquedos de outras marcas tanto na Cleo como nas outras personagens, e isto vale principalmente para os sapatos. Os bracinhos e as mãozinhas são removíveis, assim como grande parte dos acessórios, por isto é importante que os pais observem com atenção para qual idade é aconselhável este brinquedo.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

24 comentários sobre “A filha da Múmia: Cleo de Nile

  1. A Cleo de Nile foi paixão à primeira vista. Como boa Cleopatramaniaca que sou, estou louca pra comprar uma pra minha coleção, mas não encontro nas lojas de brinquedo perto da minha casa, só tem dos outros personagens, que tb são legais, mas não chegam nem aos pés da Cleozinha!

    XD

    • Olá Mara,
      Esta Básica eu ganhei no ano passado e vendeu por muito tempo aqui.
      Achei a Cleo muito linda e fiquei interessada também na versão Dancer, a “Daughter of the Mummy” (na verdade acho que nem é este o nome) e a pelúcia dela (estas duas últimas ainda não chegaram ao Brasil). Não sei se você já viu, mas enquanto as outras personagens ganharam uma cama a Cleo terá uma penteadeira.
      A irmã dela (Nefera) também é bem interessante.

      Abraços!
      P.S: Ótimo o seu blog.

  2. O que eu acho interessante na forma como as pessoas representam os egipcios é que antes de ver as pesquisas sobre eles, o povo ver os filme e a literatura que foi produzida, tudo bem que é uma série de monstros, então vai por essa linha mesmo, referencias literarias, mas ainda assim me incomoda, pq é a referencias com a qual os alunos ficam… E outra coisa que sinceramente me incomoda, é que não tem jeito para um egipcio ser representado nem pelo amor de Deus como negro… O povo ignora completamente que o Egito fica na África que esse povo não era bem, caucasiano…

    • Não vou me prolongar muito neste assunto de egípcios “negros e não negros” (já que é uma tecla mais que batida), mas os egípcios da era faraônica era um povo “mestiço”, na iconografia você pode ver tanto pessoas de tons de pele escura ou clara. Por isto falar que o Egito era “terra de negros”, exclui a parcela branca, que por sua vez não era pouca. Pelo o simples fato do Egito ficar na África não dá para deixar a população uniforme em termos de cor.

      Creio que não é o seu caso, mas muitas pessoas ferozmente falam que os arqueólogos escondem “o poder negro” no Egito. Sim, existiram como existem arqueólogos que pensam assim, mas no geral, quando falamos especificamente de uma tonalidade de pele para os egípcios faraônicos é para falar dos “faraós negros”, os kushitas. Leia mais aqui.

      Abraços.

  3. Oi Márcia!!

    Acho que seria legal comentar,trocar figurinhas…
    No canal History,vai passar um programa em que fala na Cléo.
    Como vi na casa de uma amiga eu só vi rapidamente a chamada,mas achei legal comentar! ^^

  4. Que surpresa ver a Cleo aqui! Sou fã da série desde o ano passado. Já li os dois livros e estou esperando o terceiro chegar.
    Não consigo encontrar Cleo e Deuce em lugar nenhum, até agora só tenho a filha do Frankenstein e do Lobisomen 🙁
    E a irmã dela é tão bonitinha! 😀

    • Oi Cláudia,

      Ontem chegou aqui na minha casa o segundo livro da série, espero ler, e quem sabe comentar aqui (embora, apesar de ter gostado da série animada não achei o primeiro livro lá… “Comentável”).
      A minha Cleo (O Deuce foi dado para a minha irmã mais nova, que é super fã da Medusa) foi comprada assim que foi lançado aqui no Brasil (foi encomendada pela Hi Happy). Eu já percebi que toda vez que o casal chega às lojas da minha cidade estão esgotando rápido (Moro em Aracaju).

      Gosto muito de filmes de terror clássicos, então tem várias das bonecas que eu gostaria de ter para colecionar, mas são “o olho da cara”, lindas, mas muito caras, então estou me contentando com as “Cleos” e quem sabe as “Neferas” também.

      Já está sabendo que já saiu (ou irá sair) um segundo grande capítulo da série?

      Abraços.

  5. Bem, eu gosto da Cleo mas nao é uma das minhas personagens favoritas apesar de ela ser divástica e muito bonita. Eu nao tenho nenhuma boneca dela mas adorava ter a nova boneca dela na versao “Ghouls Rule” que eu acho que traz a roupa mais parecida á de uma mumia tipica e o cabelo também. Eu só tenho a irmã dela a Nefera. Eu gosto de mumias e de estudar o Antigo Egipto por isso criei uma irmã mais novinha para elas chamada Arsi de Nile, inspirada na Arsinoe. Optimo blogue! Adorei mesmo 😉

    • Obrigada Catty!

      Eu comprei a Ghouls Rule, na minha opinião é a mais linda de todas. Eu queria a Dancer, mas a Ghouls já valeu.
      Fiquei impressionada, a Nefera foi feita bem maior e robusta que a Cleo, adorei este detalhe.
      Que criatividade criar uma “Arsi” 😀 Bacana.

      Abraços.

  6. Adorei os comentários e os detalhes… Minha filha é apaixonada por MH e acabei ficando tbm, ela fará aniversário em outubro e quer o tema da MH, com um detalhe dando enfase para a Cleo que ela é apaixonadaaaa!!!.. Pediu a fantasia da Cleo e ontem estava me apontando os detalhes de Nefera (a irmã de Cleo) que ela fez um desenho dela e apontou alguns detalhes da personalidade dificil da irmã…
    Adorei encontrar este site e trocar figurinhas.. Agora estou na busca de comprar a fantasia aqui no Brasil em um site americano ‘confiável’ e que chegue até meio de outubro..
    Caso alguém tenha alguma dica, agradeço !!!

    Obrigada e vou ler com calma as outras resenhas…
    bjs

    • Que legal Erica.
      Estou pensando em comprar a Cleo que vem com um oásis, mas infelizmente ela já esgotou em algumas lojas.
      Existem alguns blogs de fãs brasileiras do MH e talvez elas tenham ciência de onde encontrar a fantasia da Cleo.
      Abraços e boa sorte.

Os comentários estão desativados.