[Vídeo] Existe uma câmara secreta embaixo da Esfinge de Gizé?

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram 

A teoria da existência de uma “câmara secreta” construída sob a esfinge foi criada nos anos finais do século 20 e é defendida por teóricos como Edgar Cayce.

De acordo com a proposta esta câmara é mostrada na “Estela do Sonho” de Tutmés IV, onde a Grande Esfinge é retratada sob o que se sugere serem câmaras subterrâneas cuja entrada estaria escondida.

No lado esquerdo da estátua é possível ver uma entrada a qual se acreditava levar ao interior de uma câmara, mas que se mostrou somente uma tentativa antepassada de se chegar ao interior da Grande Esfinge. Imagem disponível em . Acesso em 03 de outubro de 2013.

No lado esquerdo da estátua é possível ver uma entrada a qual se acreditava levar ao interior de uma câmara, mas que se mostrou somente uma tentativa antepassada de se chegar ao interior da Grande Esfinge. Imagem disponível em < http://www.dailytravelphotos.com/archive/2010/11/26/ >. Acesso em 03 de outubro de 2013.

Para testar esta teoria, máquinas especiais foram passadas de um lado a outro da base da Esfinge, alcançando 26 metros, e as mesmas não apontaram nada em seu interior (ver vídeo).

Lendas sobre esta grande estátua foram lançadas já desde o passado. No Período Faraônico, por exemplo, um túnel foi escavado avançando quatorze metros sob a esfinge – provavelmente na busca de algo de valor que poderia ter sido sepultado lá – mas nada foi encontrado.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

2 comentários sobre “[Vídeo] Existe uma câmara secreta embaixo da Esfinge de Gizé?

Os comentários estão desativados.