【Artigo】 Ações restauradoras de Tutankhamon

Ações restauradoras de Tutankhamon: a retomada de Tebas como principal centro religioso do Egito após a reforma amarniana | Vanessa Fronza (em português):

Durante seu governo, o faraó Akhenaton (1352 – 1336 a.C.) promoveu a reforma amarniana, fundando uma nova capital, que deslocou o centro de poder de Tebas para Akhetaton. Quando Tutankhamon (1336 -1327 a.C.) torna-se faraó ocorre a restauração da religião egípcia tradicional,descrita na fonte conhecida como Estela da Restauração.Seu reinado é marcado por ações restauradoras, especialmente em Tebas, a fim de retomar sua importância como principal espaço religioso do Egito.

Obtenha o artigo: Ações restauradoras de Tutankhamon: a retomada de Tebas como principal centro religioso do Egito após a reforma amarniana.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]