Quem é o real Rei Múmia aqui?

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Várias pessoas se questionam (e com razão) sobre qual a importância de se entender o Egito Antigo. Uma vez que esta civilização, embora extremamente famosa, não tem muito a ver com a nossa identidade. Contudo, graças a Egiptomania — reinterpretação dos artefatos egípcios — a vemos o tempo todo, seja no cinema, em games, nas propagandas do jornal e brinquedos.

Este é o caso do “Rei Múmia” da Imaginext (Fisher-Price). Nele podemos observar alguns pontos de Egiptomania tais como na ideia de um morto-vivo, no caso a própria múmia. Outro ponto é ela estar usando uma máscara de Anúbis, enquanto que este artefato originalmente era utilizado por um sacerdote no momento do embalsamamento.

Na embalagem do brinquedo podemos ler o seguinte questionamento, “Quem é o real Rei Múmia aqui?”. Isso porque o boneco possui um mecanismo que faz a sua máscara se erguer mostrando o seu rosto, que por sua vez se move revelando um espaço vazio em seu interior (onde ele engole seus inimigos).

Além do Rei Múmia a franquia possui outros personagens também inspirados no Egito Antigo. Inclusive uma grande cabeça de faraó que quando aberta revela uma serpente.

Conheça mais sobre estes brinquedos nos vídeos abaixo (em espanhol):

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]