Por Márcia Jamille Costa | @MJamille
Com 26 capítulos, “José: De Escravo a Governador” contará o mito de “José do Egito”, que era o filho preferido de Jacó (um dos patriarcas da Bíblia), e por isto foi invejado pelos irmãos mais velhos.
De acordo com o mito (que é narrado no final do Gênesis e início do Êxodo), José tinha dezessete anos quando Jacó já era um idoso e por este motivo era o seu filho favorito. Nesta idade o garoto já possuía o dom de receber mensagens em sonhos, o que irritava ainda mais os seus irmãos que como vingança vendem então o menino para mercadores de especiarias que estão em caravana para o Egito. Chegando ao Egito, José é vendido a um eunuco capitão da guarda chamado Potifar, que confia ao rapaz o controle de sua casa. Porém, graças a uma falsa denuncia da esposa do egípcio, José é preso. Durante o seu cárcere ele se mostra como um ótimo intérprete de sonhos e devido a este dom é chamado pelo o próprio faraó, que está adormentado por pesadelos, para que o rapaz o ajude. Após acertar na interpretação do sonho do faraó, salvando assim o Egito de anos de fome que seria causada por uma seca, ele ganha um cargo de confiança.
A minissérie está sendo dirigida por Alexandre Avancini, o texto é de Vívian de Oliveira, a mesma autora de “A História de Ester” (2009) e “Rei Davi” (2012). As primeiras cenas foram registradas em plantações de trigo na cidade de Madre de Deus, em Minas Gerais e as demais no deserto do Atacama, no Chile e em relação ao próprio Egito, onde de acordo com o mito ocorre a maior parte da trama, foram feitas somente captações de stock shots (imagens de paisagens e fachadas), para serem agregadas em cenas com os atores.
As gravações estão ocorrendo desde agosto e a previsão é de que a minissérie comece em Janeiro.
Na Arqueologia:
“José do Egito”, embora tratado até alguns anos como uma realidade histórica nas últimas décadas a sua existência vem sendo contestada. Este mito influenciou em algumas das primárias conclusões relacionadas aos artefatos egípcios, por exemplo, os primeiros turistas que visitaram o Egito chegaram a identificar as pirâmides de Gizé como os celeiros de José. Hoje bem sabemos que elas funcionavam como túmulo.
Fonte da notícia:
Breve na Record: José: De Escravo a Governador. Disponível em < http://rederecord.r7.com/video/breve-na-record-jose-de-escravo-a-governador-50ae46aab61cb8b33a902358/>. Acesso em 26 de Novembro de 2012.
Record define próxima minissérie bíblica: José do Egito. Disponível em < http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/record-define-proxima-minisserie-biblica-jose-do-egito/2012/03/12/ >. Acesso em 03 de Dezembro de 2012.
Alexandre Avancini dirigirá minissérie sobre José do Egito. Disponível em < http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/alexandre-avancini-dirigira-minisserie-jose-do-egito/2012/03/21/ >. Acesso em 03 de Dezembro de 2012.
Record começa a filmar minissérie e deve levar atores para deserto. Disponível em < http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/record-comeca-a-filmar-minisserie-e-deve-levar-atores-para-deserto/2012/08/13/ >. Acesso em 03 de Dezembro de 2012.