A Pirâmide de Djoser, também conhecida como “Pirâmide Escalonada” ou “Pirâmide de Degraus”, é um dos monumentos mais icônicos e importantes da história do Egito Antigo. Construída há mais de 4.000 anos, ela é considerada a primeira estrutura monumental em pedra do país, além de ser um orgulho nacional e um símbolo da história da arquitetura antiga.
Porém, em 2014, a notícia de que a Pirâmide de Djoser estava ameaçada de destruição chocou o mundo. Uma empresa de restauro estava trabalhando no local e havia rumores de que a equipe poderia danificar a pirâmide e suas antigas estruturas. Esse fato causou preocupação entre historiadores e arqueólogos, que temiam pelo patrimônio e legado histórico do monumento.
Naquele ano a empresa de construção Al-Shorbagy foi acusada por egiptólogos e pela associação egípcia Non-stop Robberies de violar os padrões internacionais de conservação de patrimônios e consequentemente, de acordo com a denúncia, acelerando o processo de degradação da pirâmide e adicionando mais de 5% de novas estruturas a ela.
Essas acusações gravíssimas fizeram com que o mundo voltasse os olhos para o Egito, levando o Ministério de Antiguidades da época a convidar jornalistas a conhecer os trabalhos feitos. No final, os restauros continuaram e hoje a pirâmide está aberta para o público.
Conheça mais sobre essa história aqui: