Rainhas e Faraós: conheça o mundo da realeza egípcia
Arqueólogos descobriram duas grandes esfinges do faraó Amenhotep III
Enquanto restaurava os “Colossos de Memnon”, que apesar do apelido grego são estátuas do faraó Amenhotep III, assim como as ruínas do templo mortuário do referido faraó, uma missão de arqueologia fruto de uma parceria entre pesquisadores egípcios e alemães encontrou pedaços de algumas estátuas: de um lado temos pedaços de duas grandes esfinges de calcário que representam o próprio faraó, cujo nome está escrito nela. Do outro temos três bustos em granito preto representando a deusa Sekhmet, divindade da cura e das artes bélicas.
Alguns detalhes do busto da rainha Nefertiti
Este busto foi encontrado no dia 06 de dezembro de 1912 no ateliê do artista Tutmés, em Aketaton, acompanhado por outras imagens igualmente realistas tanto da rainha Nefertiti como de alguns cidadãos da corte de Akenaton, os quais a identidade é desconhecida. Entenda cada detalhe dele!
Se encante com estas fotos da tumba do faraó Seti I
Seti I foi o segundo faraó da 19ª Dinastia (Novo Império) e por conta das realizações do seu governo é considerado por alguns egiptólogos como o governante que estreou o Período Ramséssida, em vez do seu pai, Ramsés I.