Larousse: dos faraós até Roma

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

 

Capa de Larousse das Civilizações Antigas, Vol. I: Dos faraós à fundação de Roma

 

Foi anunciada aqui no site em 26/04/09 [1] a obra Larousse das Civilizações Antigas, Vol. I: Dos faraós à fundação de Roma. Hoje já soube que o material ainda pode ser encontrado em algumas bancas.

Ele foi escrito sob a direção de Catherine Sales da Universidade de Paris X-Nanterre com o apoio de Francisco Joannès (Universidade de Paris I-Sorbonne), Catherine Chadefaud (Liceu La Bruyére de Versailles), Jérôme Kerlouegan (Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais), Sophie Royer (jornalista), Éric taladoire (Universidade de Paris I-Sorbonne), María del Rosario Acosta Nieva (Universidade de Guadalajara) e Patrice Lecoq (Universidade de Paris I-Sorbonne).

 

Larousse das Civilizações Antigas, Vol. I: Dos faraós à fundação de Roma.

 

Catherine Chadefaud é a especialista em história antiga do Egito do grupo que tem em seu currículo o livro No tempo dos faraós (1986).  

Este é o primeiro volume da coleção e apresenta as realizações de algumas das civilizações do passado, sendo neste caso, como o título bem mostra, até os primórdios de Roma.

Didático na medida do possível ele ilustra e mostra quadros para melhor passar as informações. No entanto, minha maior queixa contra a revista são os momentos em que são feitas descrições de alguns artefatos, mas não são postas fotos destes, o que deixa o leitor várias vezes só imaginando o que o autor está a falar. Fora isto é bem apresentado, e o mais importante de tudo, feito por gente da área.     

 

Ficha técnica:

Título: Egito: Larousse das Civilizações Antigas, Vol. I: Dos faraós à fundação de Roma

Autor: Catherine Sales

Tradução: Antonio Geraldo da Silva e Ciro Mioranza

Ano de publicação (Brasil): 2008

Distribuição: Larousse do Brasil

Tema: Literatura infanto-juvenil; Antiguidade Egípcia em termos gerais.

[1] Não está mais arquivado.