(Imagem) Busto de Nefertiti

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Nefertiti foi a Grande Esposa Real do Faraó Akhenaton e deu a este seis filhas, uma das quais casou com o meio-irmão Tutankhamon. Não se tem certeza de onde Nefertiti teria surgido e qual foi seu fim. Como o seu nome significa “A Bela que Chegou” alguns egiptólogos sugerem que ela seria estrangeira, outros acreditam que ela foi filha de um alto funcionário da corte chamado Ay, que anos depois viria a ser faraó.

A rainha Nefertiti desaparece dos registros escritos de sua época no 14º ano de reinado do seu esposo, e é substituída por sua filha mais velha Meriaton.

Hoje tida como dona de “uma beleza imortal”, a rainha é famosa principalmente devido ao seu busto encontrado em Amarna o que a tornou para nós um ícone da beleza egípcia. Abaixo imagens do busto:

Nefertiti. Imagem disponível em < http://www.csmonitor.com/World/Global-News/2009/1102/germany-time-for-egypts-nefertiti-bust-to-go-home >. Acesso em 17 de Julho de 2011.

Nefertiti. Imagem disponível em < http://www.artknowledgenews.com/germany_says_no.html >. Acesso em 17 de Julho de 2011.

Nefertiti. Imagem disponível em < http://www.allartnews.com/egypt-antiquities-chief-zahi-hawass-to-demand-nefertiti-bust/3300-year-old-bust-of-queen-nefertiti/ >. Acesso em 17 de Julho de 2011.

Nefertiti. Imagem disponível em < http://wallpapers.free-review.net/63_~_Nefertiti.htm >. Acesso em 17 de Julho de 2011.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

4 comentários sobre “(Imagem) Busto de Nefertiti

  1. Olá Márcia!

    Lindas fotos e, combinemos, Nefertiti era realmente magnífica!
    Grande beijo,

    Sucesso para o Arqueologia Egípcia.

    Paola.

  2. Olá Márcia,
    Aos poucos eu vou lendo e me deliciando com as matérias postadas aqui. Gostei muito das fotos. Obrigado pela partilha.
    Beijos e boa sorte com o site.

Os comentários estão desativados.