Malek fala sobre artefatos da KV-62

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Atlas of Ancient Egypt. Jaromir Malek.

Jaromir Malek, um dos autores do livro Atlas of Ancient Egypt, que embora recente já é considerado um dos clássicos da Egiptologia, recebendo traduções para o português com formato de almanaque (um deles é o Deuses, templos e faraós: Atlas cultural do Egito, pela Folio, 2008), deu este mês (junho/2012) mais uma das suas opiniões acerca dos artefatos encontrados na KV-62, tumba do faraó Tutankhamon.

Ele se queixa que dos mais de 5.398 objetos que foram encontrados, somente um terço foram estudados e tiveram seus resultados publicados.

Este ano será completado noventa anos de descoberta da tumba e durante este período pouco material crítico tem sido produzido acerca dos artefatos, embora as publicações e documentários com títulos com alguma relação com Tutankhamon sejam extremamente populares principalmente dentre o público amador.

Foi graças a Malek (que deixou de ser curador dos arquivos do Griffith Institute – Instituto responsável pela salvaguarda das fotos e diários de escavação da KV-62 – no ano passado) que em 1997 parte do material produzido por Howard Carter (arqueólogo responsável pela descoberta da tumba) durante os trabalhos na KV-62 hoje estão digitalizados e disponíveis na internet para arqueólogos e outros públicos afins.

 

Jaromir Malek. Ex curador do do Griffith Institute. Foto disponível em < http://www.oxfordmail.co.uk/news/8329326. Tutankhamun _excavation_archive_goes_online/ >. Acesso em 17 de Junho de 2012.

 

 

Fonte da notícia: Expertos lamentan el poco avance en el estudio de la tumba de Tutankamón. Disponível em < http://mexico.cnn.com/entretenimiento/2012/06/06/expertos-lamentan-el-poco-avance-en-el-estudio-de-la-tumba-de-tutankamon >. Acesso em 06 de Junho de 2012.

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

3 comentários sobre “Malek fala sobre artefatos da KV-62

  1. é muito bom!!!!vou olhar este link,com certeza tem muitas informações importantes para enriquecimento de nossa cultura……

Os comentários estão desativados.