(Vídeo) Antigo Egito em Jogos: “Salão de Princesa Egípcia”

Por Márcia Jamille | Instagram | @MJamille

Neste vídeo explico como o jogo casual “Salão de Princesa Egípcia” (Egypt Princess: Spa Salon, no original), desenvolvido pela TNN Games, pode ser utilizado na educação infantil. Este game está disponível no Google Play e tem como único objetivo levar o usuário a arrumar a personagem da princesa egípcia para um encontro com o seu namorado.

Apesar da proposta simplista e sexista este jogo pode ser utilizado em sala de aula com um propósito educativo, para analisar como a antiguidade egípcia tem sido apresentada para as crianças.

Infelizmente adotar um jogo desses em sala de aula tem as suas limitações, principalmente em diferentes contextos sociais, uma vez que nem todas as crianças têm acesso a smartphones. Entretanto fica aqui a dica.

Abaixo o vídeo com as minhas pontuações:

Youtube | Facebook | Instagram | Twitter

Inscreva-se para receber notificações de novos vídeos:

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”.
[Leia seu perfil]

2 comentários sobre “(Vídeo) Antigo Egito em Jogos: “Salão de Princesa Egípcia”

  1. Achei excelente o video mas discordo quanto ao fato da dança do ventre nao ter relação egito antigo.. as pintura da epoca mostram as mulheres em coreografias elaboradas e a dança era executada com fins misticos, ritualisticos e recreativos..apesar da origem nebulosa, a dança do ventre atual, ostenta elementos diversificados de varias culturas, mas carrega em seu âmago a herança legada pelo egito antigo..

    • Devo discordar totalmente.
      Os exemplos iconográficos mostram de fato o que parecem ser coreografias elaboradas, mas são acrobáticas. Tirando este fato não se sabe quais são os demais detalhes. Já sua relação com atos misticos é pouco provável, a música cantada sim parece ter mais um propósito religioso.
      A dança do ventre ser associada com a antiguidade egípcia além de uma ideia orientalista e de egiptomania foi utilizada para vender ingressos para turistas.
      Agraços!

Os comentários estão desativados.