Curiosidade: 7 coisas que existia no Egito Antigo e que também usamos

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Aqui está mais um vídeo com curiosidades sobre a antiguidade egípcia bem frescas para vocês. Desta vez trago uma modesta lista de coisas que existiam no Egito Antigo e que nós possuímos também.

 

Cama do faraó Tutankhamon. Foto: Harry Burton.

Porém, antes que vocês assistam ao vídeo preciso pontuar algo: Não é somente porque uma coisa existiu no Egito Antigo que quer dizer que foi inventado lá ou que eles exportaram para outras culturas. É comum eu receber mensagens de pessoas que acreditam que o Egito é o “berço da civilização” e que as demais culturas são meras cópias. Isso é um equívoco que além de generalista é reducionista. Quando trabalhamos com a arqueologia descobrimos que as várias e diferentes culturas em sua maioria são únicas e que cada uma desenvolveu seus artefatos e pensamentos de uma forma singular. Fiquem atentos para isso, não pensem de uma forma tão simplista.

Abaixo o vídeo:

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]