Descoberta rara de várias múmias de escaravelhos chama atenção de arqueólogos

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

No último sábado (10/11/18) arqueólogos divulgaram a descoberta de um conjunto de escaravelhos mumificados, algo que é extremamente raro. Os besouros estavam entre os artefatos encontrados em sete tumbas descobertas nos últimos seis meses, à beira do complexo da pirâmide do rei Userkaf (Antigo Reino), na antiga necrópole de Saqqara, onde se encontrava a primeira capital do Egito: Memphis.

Foto: REUTERS / Mohamed Abd El Ghany

Dentro de um sarcófago de calcário com uma tampa abobadada e decorada estavam dois grandes escaravelhos envoltos em linho. Assim como dentro de um sarcófago pequeno estava uma coleção de múmias de escaravelhos menores. De acordo com a antiga religião egípcia, os escaravelhos eram a representação do deus Khepri, uma das formas do deus Sol.

Foto: Ministério das Antiguidades do Egito

Os antigos egípcios mumificavam os humanos para preservar seus corpos para a vida após a morte, enquanto múmias de animais eram feitas para um dos três propósitos a seguir: servir como alimento no além, fazer companhia para seus donos ou como oferendas religiosas. Os escaravelhos, nesta situação, poderiam servir como este último.

 

Uma possível tumba intacta:

Enquanto preparavam o local para apresentar estas recentes descobertas, a equipe de arqueologia acabou encontrando a porta de mais um túmulo, que por sua vez ainda está lacrada. Esta sepultura data da 5º Dinastia (Antigo Reino), dinastia seguinte a construção da Grande Pirâmide e da Grande Esfinge. Os pesquisadores planejam abrir o sepulcro nas próximas semanas.

 

Fonte:

Ancient Egyptian tombs yield rare find of mummified scarab beetles. < https://www.reuters.com/article/us-egypt-archaeology-discovery/ancient-egyptian-tombs-yield-rare-find-of-mummified-scarab-beetles-idUSKCN1NF0KY >. Acesso em 10 de novembro de 2018.