#100TutankhamonBrasil
Tutankhamon foi um faraó que subiu ao trono muito jovem, entre os oito ou nove anos de idade e que também faleceu muito jovem, entre os dezoito e dezenove anos. A sua tumba é considerada uma das maiores descobertas arqueológicas do mundo, mas não só porque foi a descoberta de uma tumba praticamente intacta de um faraó e cheia de tesouros, mas porquê foi amplamente documentada e a sua pesquisa contou com a presença de diferentes profissionais.
Neste vídeo estamos inaugurando uma série de publicações em comemoração aos 100 anos desta descoberta.
-
Você já ouviu falar da fabulosa descoberta da tumba do faraó Tutankhamon? Ela ocorreu há quase 100 anos, no dia 4 de novembro de 1922. Realizada pelo arqueólogo inglês Howard Carter, seu descobrimento é importante devido a uma série de motivos: um deles é que por ter sido uma tumba encontrada praticamente intacta ela permitiu…
-
Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram Descoberta em 1922 pelo arqueólogo inglês Howard Carter, a tumba de Tutankhamon é uma das descobertas arqueológicas mais importantes da arqueologia egípcia. Um dos motivos? Ela foi encontrada praticamente intacta, ainda lacrada com o selo das necrópoles que foram postos lá há mais de 3000 anos. O outro foi por ter…
-
Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram Na década de 1920, quando o arqueólogo inglês Howard Carter entrou na câmara mortuária do faraó Tutankhamon encontrou o rei descansando dentro de três sarcófagos. Todos ricamente decorados com ouro e pedras preciosas: O sarcófago mais interior (1) é feito em ouro maciço e pesa 110,4 KG, o…