Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
No dia 07/11 ocorreu no colégio Amadeus (SE) a “Mostra das Nações” que teve como proposta apresentar os aspectos principais de alguns países, entre eles o Egito. Dei uma passada na sala e tirei algumas fotografias para vocês. Infelizmente cheguei um pouco tarde e as crianças responsáveis em apresentar já estavam cansadas e dispersas, mas já deu para ter uma ideia do que rolou.
Esta caixinha imitando uma pirâmide foi o brinde dos visitantes (o que foi o meu caso). Dentro veio um chocolate:
E estes foram os brindes dos pais (não faço a menor ideia do que tinha dentro):
A dançarina Sandrine, que tinha apresentado-se horas antes na sala Marrocos, visitou comigo esta parte do evento, mas foi a única que tirou foto lá, esqueci completamente de tirar uma fotografia minha:
Iniciativas como esta ajudam as crianças (e alguns adultos) a se aproximarem um pouquinho mais do universo de outras culturas. Claro que neste caso a proposta foi um pouco lúdica e em alguns casos irreal reafirmando até mesmo estereótipos (a exemplo da existência de camelos no Egito Antigo, o que não corresponde a realidade), mas é uma aproximação válida com elementos da antiga cultura faraônica como pirâmides e o estilo de vida dos governantes.
Esta mesa abaixo tinha como proposta “reproduzir” algumas das comidas da época faraônica. Contudo, para mim o detalhe tão legal quanto é o painel com a imagem do Ba (esqueci de perguntar onde eles o conseguiram).
Infelizmente o Egito contemporâneo só estava representado através da atual bandeira, o que foi uma pena, já que em tempos de tanto preconceito contra os povos fortemente vinculados com a cultura muçulmana seria uma boa maneira de tentar desvincular a imagem negativa que muitos possuem das sociedades egípcias atuais.