Por Márcia Jamille | Instagram: @marciajamille; Twitter: @MJamille
O governo egípcio iniciou um projeto para restaurar cinco túmulos em um sítio arqueológico em Qubbet al-Hawa, em Aswan. A ideia é preparar o espaço para receber turistas.
Não foram liberadas muitas informações, mas nas fotos é possível ver algumas paredes revestidas com gesso mostrando imagens de uma família . Em uma delas vocês podem observar seis pessoas em fila segurando alimentos/oferendas: tratam-se de um homem, uma mulher e quatro crianças.
Esta outra foto é bem interessante, já que aqui temos um sarcófago de pedra que retrata um rosto em sua tampa. E não foi explicado se estas intervenções no artefato foram feitas na antiguidade ou se por restauradores.
Quem são estas pessoas?
O Ministério não deu muitos detalhes sobre as tumbas que estão sendo restauradas e nem sobre os seus donos. Porém, ainda é possível extrair algumas informações dessa imagem:
(1) Os personagens da cena estão segurando comidas e cortes de carne. Pelo contexto funerário provavelmente tratam-se de oferendas;
(2) Esta figura é uma mulher. Não foi informado se seria, por exemplo, a esposa do homem que lidera a fila;
(3) A imagem é composta por quatro crianças, sendo três meninos e uma menina. No Egito Antigo era comum as crianças serem retratadas como “adultos pequenos”.
Nota do MSA. Disponível em < https://twitter.com/TourismandAntiq/status/1547337565568745475 >, acesso em 30 de julho de 2022.