Nova exposição mostra detalhes da infância do faraó Tutankhamon

Por Márcia Jamille | Instagram: @marciajamille; Twitter: @MJamille

Cem anos após a descoberta da tumba de Tutankhamon, um projeto recém-financiado pelo Museu Petrie de Arqueologia Egípcia e Sudanesa estará contando como foi a vida das crianças de Amarna, fazendo uma comparação com o quanto mudou em comparação aos dias modernos.

A nova exibição que está ocorrendo no próprio museu, “Tutankhamun the boy: Growing up in Ancient Egypt” (Tutankhamon menino: Crescendo no Antigo Egito, em tradução livre), conta um pouco sobre a infância de Tutankhamon, faraó cuja tumba foi encontrada praticamente intacta em 1922, nos palácios reais de Amarna e Gurob. Ela é gratuita e faz parte de um projeto de 18 meses em comemoração aos 100 anos da descoberta de sua sepultura. Uma das propostas da exibição é fazer uma comparação entre a infância das crianças mais humildes do Antigo Egito com a infância privilegiada de Tutankhamon. Isso tanto no âmbito das brincadeiras como da saúde.

Ela ficará disponível para visita do dia 30 de setembro até 1 de dezembro de 2023. Este projeto está sendo financiado pelo Fundo de Coleções Esmée Fairbairn, administrado pela Associação de Museus em nome da Fundação Esmée Fairbairn e dos Amigos do Petrie Museu.

Foto: Cabeça de calcário de Tutankhamon representando Min-Amon (UCL/Mary Hinkley).

Infelizmente por ser no exterior, ela não será acessível para a maioria de nós brasileiros. Porém, o canal Arqueologia pelo Mundo está com um projeto para fazer uma série de vídeos e lives de curiosidades sobre a história do Tutankhamon e novidades sobre pesquisas relacionadas com ele. Clique aqui para assistir alguns desses vídeos. O vídeo abaixo, que conta a história de uma das estátuas estrelas da exibição, faz parte do projeto:

Nova face do “faraó-menino”

E fica aqui uma curiosidade sobre a foto utilizada para a divulgação da exposição no Museu Petrie: nela vemos uma representação praticamente desconhecida do faraó Tutankhamon.

De acordo com a exposição esta é a representação de uma divindade identificada como “Min-Amon” e ela foi digitalizada por um criador de peças digitais em 3D chamado Steven Dey.

Tutankhamon. Foto: @stevendey

Fontes:

Tutankhamun the Boy: Growing Up in Ancient Egypt. Disponível em < https://www.ucl.ac.uk/culture/whats-on/tutankhamun-boy-growing-ancient-egypt >, acesso em 01 de outubro de 2022.

New exhibition set to bring Tutankhamun’s childhood to life. Disponível em < https://www.ucl.ac.uk/news/2022/feb/new-exhibition-set-bring-tutankhamuns-childhood-life >, acesso em 02 de outubro.

Tweet do Steven. Disponível em < https://twitter.com/stevendey/status/1567940675823345664, acesso em 02 de outubro.