Depois de anos, Tutankhamon terá todos os seus tesouros reunidos!

Já não é novidade para os seguidores deste site que o Grande Museu Egípcio terá sua inauguração oficial no dia 1º de novembro e que, para prepará-lo para este momento, ele será fechado a partir do dia 15 de outubro até 4 de novembro.

Infelizmente, não possuímos muitas informações sobre como será realizada a cerimônia de inauguração, mas já adianto que, para os interessados em acompanhar o evento, realizarei algumas atividades no meu canal de Egiptologia.

Imagem frontal da mascara mortuária de Tutankhamon. Imagem disponível em MULLER, Hans Wolfgang; THIEM, Esberhard. O ouro dos faraós. (Tradução de Carlos Nougué, Francisco Manhães, Maria Julia Braga, Angela Zarate). 1ªEdição. Barcelona: Editora Folio, 2006. pág. 175.

Dentre tantas coisas que estão sendo organizadas para o Grande Museu Egípcio, certamente uma das mais aguardadas é saber quando o restante dos artefatos do faraó Tutankhamon serão transferidos do Museu Egípcio do Cairo para o novo museu.

Só para contextualizar: o Grande Museu Egípcio tem como objetivo desafogar os demais museus espalhados pelo país e, principalmente, reunir em um só lugar todos os artefatos encontrados na tumba do faraó Tutankhamon, com exceção de sua múmia, que permanecerá em Luxor, no Vale dos Reis.

Tutankhamon foi um rei que reinou no Egito há mais de 3 mil anos, durante a 18ª Dinastia, no período conhecido como Novo Império. Ele é geralmente considerado filho do faraó Akhenaton, lembrado por sua tentativa de promover mudanças religiosas no Egito, favorecendo uma única divindade, o deus-sol Aton. Essa mudança, no entanto, foi revertida durante o reinado de Tutankhamon.

Embora tenha assumido o trono ainda criança, com cerca de 8 ou 9 anos de idade, Tutankhamon faleceu muito jovem, entre 18 e 19 anos. Sua tumba foi encontrada praticamente intacta em 1922, no Vale dos Reis, pelo arqueólogo britânico Howard Carter.

Ao longo dos últimos anos, vários artefatos do rei foram enviados para o Grande Museu Egípcio; no entanto, outros 26, incluindo sua famosa máscara mortuária, permanecem no antigo Museu Egípcio do Cairo, para onde essas peças foram levadas logo após a descoberta da sua tumba.

Mas a espera por novidades acabou: o Ministério das Antiguidades do Egito anunciou que, a partir do dia 20 de outubro, a galeria de Tutankhamon no Museu Egípcio do Cairo será fechada. Isso ocorrerá para preparar a transferência dos objetos restantes para sua nova galeria no Grande Museu Egípcio.

Essa galeria será aberta no dia 1º de novembro, ou seja, no momento da inauguração. Assim, os 5 mil objetos da tumba do faraó serão exibidos juntos pela primeira vez. A expectativa é que todos esses objetos sejam expostos a partir do dia 1º de novembro no Grande Museu Egípcio.

Para mim, em especial, essa notícia é muito significativa, porque nos últimos meses houve bastante especulação sobre quando um dos artefatos mais emblemáticos de Tutankhamon — sua máscara dourada — seria transferido para o novo museu. Agora sabemos que ela passará em breve por esse translado, embora não haja informações sobre os detalhes: se ocorrerá alguma cerimônia solene ou se os artefatos serão transferidos de forma discreta. De qualquer maneira, essa etapa marcará a fase final da transferência dos objetos de Tutankhamon.

Paralelamente, o Museu Egípcio do Cairo continuará funcionando normalmente, mas a antiga galeria de Tutankhamon será fechada definitivamente.

No total, o Grande Museu Egípcio irá expor mais de 100 mil artefatos arqueológicos e, mesmo antes de sua inauguração oficial, já é considerado o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, a egípcia.

Fontes:

Egyptian Museum in Tahrir to shut Tutankhamun gallery as treasures leave for the GEM. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/44/552900/Antiquities/Museums/Egyptian-Museum-in-Tahrir-to-shut-Tutankhamun-gall.aspx >. Acesso em 23 de setembro de 2025.

GEM to house King Tut’s entire collection. Disponível em <
https://egyptian-gazette.com/entertainment/arts/gem-to-house-king-tuts-entire-collection/ >. Acesso em 23 de setembro de 2025.

Egypt prepares for historic unveiling of King Tut’s collection at Grand Egyptian Museum. Disponível em <
https://www.egyptindependent.com/egypt-prepares-for-historic-unveiling-of-king-tuts-collection-at-grand-egyptian-museum/ >. Acesso em 23 de setembro de 2025.