A Holanda anunciou oficialmente que devolverá ao Egito uma escultura de pedra com cerca de 3.500 anos, representando um alto funcionário da época do faraó Tutmés III, um dos governantes mais importantes da 18ª Dinastia. Segundo o governo holandês há fortes indícios de que a peça foi saqueada durante a Primavera Árabe (2011), um período de grande instabilidade política que facilitou o contrabando de antiguidades no Egito.

Após uma década desaparecida, a escultura reapareceu em 2022, numa feira de arte e antiguidades em Maastricht, na Holanda. Uma denúncia anônima levou as autoridades a investigar sua origem, confirmando que o artefato havia sido ilegalmente retirado do Egito. O negociante responsável pela venda entregou voluntariamente a peça quando informado sobre sua procedência.
O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, anunciou a devolução durante um encontro com o presidente Abdel-Fattah El-Sisi, no Cairo, onde os dois líderes discutiram a cooperação na preservação cultural e no combate ao tráfico de antiguidades. O governo holandês destacou que está comprometido em garantir a devolução de bens culturais aos seus países de origem, reforçando a importância ética dessa decisão.
Fontes:
Netherlands to return stolen ancient sculpture to Egypt. Disponível em < https://www.bbc.com/news/articles/cnve21y7lreo >. Acesso em 8 de novembro de 2025.
Netherlands to return ancient Egyptian bust to Cairo: Dutch PM. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/556085/Antiquities/Ancient-Egypt/Netherlands-to-return-ancient-Egyptian-bust-to-Cai.aspx >. Acesso em 8 de novembro de 2025.
Netherlands says it will return stolen 3,500-year-old sculpture to Egypt after Grand Egyptian Museum opening. Disponível em < https://www.cbsnews.com/news/egypt-netherlands-to-return-3500-year-old-sculpture-gem-museum-opening/ >. Acesso em 8 de novembro de 2025.
