O Ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Ahmed Issa, anunciou na segunda-feira, 27 de maio, durante o programa televisivo “Business with Lobna” transmitido pelo canal Skynews Arabia, que o Estado destinou 1,5 bilhões de dólares para a construção do Grande Museu Egípcio (GEM) nos últimos 20 anos.
“Estamos dando os últimos retoques na iminente inauguração do museu e ele estará pronto para receber visitantes a partir de 1º de julho”, declarou Ahmed Issa à Skynews Arabia. A data da inauguração oficial está prevista para breve.
O complexo do museu cobre uma área de mais de 100.000 metros quadrados, dos quais 45.000 metros quadrados são destinados a exposições. Entre as atrações, os visitantes poderão passear livremente pelo Grande Salão, que abriga o Colosso de Ramsés II, as dez estátuas de Senusret III, a Estela de Saqqara e a Coluna da Vitória de Merenptah. Além do Museu das Crianças que oferece passeios virtuais e experiências interativas com a mais recente tecnologia museológica. Algumas destas atrações já tinham sido abertas para o público durante a abertura parcial em 2022. Desde março de 2023, o GEM abriu a bilheteira online para a reserva de seis vagas de visitas guiadas por dia, permitindo a visitação a determinadas áreas do museu.
Mesmo sem a inauguração oficial, o Grande Museu Egípcio já se destaca como o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, prometendo ser um marco na preservação e exibição da rica herança cultural do Egito.
Fonte:
Le GEM sera prêt à accueillir ses visiteurs à partir du 1er juillet : le ministre du Tourisme. Disponível em < https://french.ahram.org.eg/News/47018.aspx >. Acesso em 28 de maio de 2024.