Este mês foi marcado por uma grande decepção para pesquisadores e curiosos da antiga civilização dos faraós, já que a inauguração oficial do Grande Museu Egípcio foi cancelada apenas três semanas antes da data prevista.
As expectativas estavam altíssimas. A abertura total do museu prometia atrair até 5 milhões de visitantes por ano, dando um novo fôlego ao turismo no Egito. Até mesmo para mim, que sonhava em visitar o país e ver de perto as peças que estariam em exibição… Afinal, este é o maior museu do mundo dedicado à civilização egípcia! Ou seja, a frustração foi inevitável. Entre os objetos do acervo, estão cerca de 5.000 artefatos retirados da tumba do faraó Tutankhamon. Ainda assim, no meu caso, a situação está sob controle, já que não cheguei a comprar nenhum pacote de viagem esperando encontrar o museu aberto. Mas muitas pessoas se organizaram com esse objetivo, incluindo turistas, agências de viagem e lojistas egípcios.

Diversas agências de turismo prepararam pacotes incluindo a visita ao Grande Museu Egípcio e, com o cancelamento, os pacotes foram anulados e reembolsos tiveram que ser feitos. De acordo com Nadine Ahmed, agente de 28 anos da Time Travel Tours, a empresa perdeu dezenas de milhares de dólares. A crise também afetou o mercado de souvenirs. Alguns lojistas haviam se antecipado, produzindo brindes inspirados na coleção do museu para vender aos turistas. É o caso de Mona (que, em entrevista, pediu para ser identificada apenas pelo primeiro nome), proprietária de uma loja de souvenirs: assim que soube da data de inauguração, ela fez um empréstimo para reformar sua loja e estocar produtos temáticos. Situação semelhante viveu Mohamed Mamdouh Khattab, que, meses antes, contratou novos funcionários, investiu em treinamentos e ampliou seu estoque.
Uma pequena parte do Grande Museu Egípcio está aberta desde o final de 2023 e convenhamos, mesmo esta pequena parte é, por si só, impressionante. No entanto, quem optou por esperar, como eu, deseja ver o grande salão totalmente dedicado a Tutankhamon, prometido como a principal atração. Mas, como a própria imprensa destacou, os tesouros de Tutankhamon permanecerão em segredo até a inauguração oficial.

Este gigantesco museu levou cerca de duas décadas para ser construído e já teve sua inauguração oficial adiada dezenas de vezes: desde as turbulências políticas da Primavera Árabe em 2011 até a pandemia da Covid-19. Desta vez, o motivo foi o ataque de Israel ao Irã, que gerou preocupações por parte do governo egípcio quanto à segurança regional.
Agora só nos resta mais uma vez esperar. Eu mesma estou torcendo aqui para que a próxima data seja definida logo, desta vez no mês de novembro.
Fontes:
Egypt grand museum delay puts tourism hopes on hold. Disponível em < https://www.france24.com/en/live-news/20250715-egypt-grand-museum-delay-puts-tourism-hopes-on-hold >. Acesso em 18 de julho de 2025.
Egypt Grand Museum’s opening delay puts hopes for tourism boom on hold. Disponível em < https://thearabweekly.com/egypt-grand-museums-opening-delay-puts-hopes-tourism-boom-hold >. Acesso em 18 de julho de 2025.