Entre os meses de agosto e setembro, o Ministério de Antiguidades do Egito realizou uma série de melhorias no sítio arqueológico do Platô de Gizé, localizado na região do Cairo, onde estão as três mais famosas pirâmides do país.
A primeira melhoria foi a modernização do sistema de iluminação interna das pirâmides dos faraós Khufu, Khafre e Menkaura.

De acordo com o Ministério de Antiguidades do Egito, foi implementado um sistema de iluminação por LEDs ecológicos, lâmpadas frias de baixo impacto, escolhidas justamente para não danificar os materiais originais. O objetivo dessa atualização é valorizar a arquitetura e o simbolismo das pirâmides, preservar sua integridade estrutural e histórica e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência dos visitantes.


Além de tornar o interior mais acessível, o novo sistema cria uma experiência mais imersiva, permitindo que os visitantes observem com maior clareza as estruturas internas das pirâmides. Segundo as informações divulgadas, todos os caminhos internos foram iluminados (corredores, passagens e câmaras funerárias).
Outra melhoria importante foi a instalação, pela primeira vez, de um sistema de purificação de ar de última geração dentro da Grande Pirâmide. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a El-Araby Group e a Sharp Corporation, do Japão.
O Ministério de Antiguidades destacou que a instalação desses purificadores não é um luxo, mas uma necessidade. O objetivo é proteger as paredes da pirâmide contra a erosão causada pela umidade (que aumenta com o suor dos visitantes), além de garantir a renovação e a qualidade do ar no interior do monumento. Os purificadores foram posicionados em dois pontos principais: na Câmara do Rei e na Câmara da Rainha, logo abaixo.


Tanto a modernização da iluminação quanto o novo sistema de purificação fazem parte de um projeto que busca transformar o planalto de Gizé em um modelo de turismo sustentável e ambientalmente responsável. No entanto, ainda não foram divulgados detalhes sobre como será feita a economia de energia ou a manutenção desses sistemas.
Essas melhorias refletem o esforço contínuo do Egito em conservar seus sítios arqueológicos, não apenas para receber turistas, mas também para demonstrar ao mundo que o país segue investindo em tecnologia, segurança e sustentabilidade no cuidado com seu patrimônio histórico.
A Grande Pirâmide, construída para abrigar o túmulo do faraó Khufu (mais conhecido pela forma grega de seu nome, Quéops), é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda permanece de pé.
Fontes:
Egypt installs 1st-ever air purification system inside Great Pyramid of Khufu. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/News/552305.aspx >. Acesso em 28 de setembro de 2015.
Air Purifiers Installed in Great Pyramid of Khufu for First Time. Disponível em < https://scenenow.com/Buzz/Air-Purifiers-Installed-in-Great-Pyramid-of-Khufu-for-First-Time >. Acesso em 28 de setembro de 2015.
PHOTO GALLERY: Tourists get a peak inside The Great Pyramid of Khufu. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/UI/Front/MultimediaInner.aspx?NewsContentID=553336&newsportalname=Multimedia >. Acesso em 28 de setembro de 2015.
Eco-friendly lighting system illuminates heart of Giza Pyramids. Disponível em < https://www.sis.gov.eg/Story/210913/Eco-friendly-lighting-system-illuminates-heart-of-Giza-Pyramids?lang=en-us>. Acesso em 28 de setembro de 2015.