Por Márcia Jamille Costa | @MJamille
Neste dia 26/04/2011 foi encontrada uma grande estátua do faraó Amenhotep III (Amenófis, no grego), pai de Akhenaton (o chamado hoje de “faraó herege” por ter excluído o panteão de deuses egípcios para cultuar somente um, o Disco Solar, Aton). A imagem está em pedaços e embora a sua cabeça não tenha sido encontrada este grande artefato será restaurado com a esperança de que possa ficar em pé novamente.
A estátua possui 13 metros de altura e foi encontrada em Kom AL Hitan, no templo funerário do próprio Amenhotep III e a sua destruição se deu provavelmente devido a um terremoto ocorrido em 27 a.C. Tal terremoto teria danificado também os “Colossos de Memnon” que nada mais são que duas estátuas também do templo funerário de Amenhotep III.
Como esta é uma imagem que adornava o portão norte do templo, então ainda existe uma segunda estátua que não foi encontrada. Os portões de templos normalmente são ladeados por uma estátua de cada lado.
A missão que está trabalhando no local também encontrou imagens do deus Thot na forma de babuíno e várias da deusa Sekmet que, dentre muitos fins, era usada para afastar as doenças. Como muitos acreditam que Amenhotep III estava sofrendo de alguma doença próximo ao fim do seu reinado [1] as imagens numerosas da deusa em seu templo funerário teriam sido usadas para ajudar a afastar a enfermidade do faraó.
Fonte:
Arqueólogos encontram estátua do faraó Amenófis III. Disponível em < http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/arqueologos-encontram-estatua-do-farao-amenofis-iii > Acesso em 28 de Abril de 2011.
[1] Press Release – Colossal Statue of Amenhotep III Found. Disponível em < http://www.drhawass.com/blog/press-release-colossal-statue-amenhotep-iii-found > Acesso em 28 de Abril de