Preparos para o Grand Egyptian Museum

Por Márcia Jamille Costa |@MJamille

Esta quarta-feira (dia 19/01/2011) peritos japoneses tiraram medidas de artefatos do Museu Egípcio do Cairo – dentre eles a máscara mortuária do faraó Tutankhamon – para a sua perfeita adequação no Grand Egyptian Museum – cuja estréia agora está prevista para o ano de 2013 -. “Estamos orgulhosos pelo o lado egípcio nos colocar no comando de uma operação de manipulação do tesouro mais importante do país”, disse Mikio Nakamura, assessor chefe da JICA (Japan International Cooperation Agency; Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Projeto do Grand Museum of Egypt

As medidas tiradas dos artefatos serão utilizadas também na construção de um banco de dados – que substituirá o atual que é baseado em dados do século 19 – que deverá estar pronto antes de os artefatos serem deslocados para o seu novo local de repouso.

Ao todo cerca de 12.500 objetos serão levados para o Grand Egyptian Museum.

Fonte da notícia:

King Tutankhamun’s golden mask gets measurement by Japan team – The Mainichi Daily News. Disponível em <http://mdn.mainichi.jp/arts/news/20110120p2g00m0et074000c.html> Acesso em 21 de janeiro de 2011.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”.
[Leia seu perfil]