Autoridades descobrem e autentificam 11 artefatos roubados

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

O Ministro das Antiguidades autenticou onze artefatos escondidos por salteadores e que foram posteriormente descobertos por inspetores em Houd Barhoum, Meet Rahina, Giza.

Em um comunicado na quinta-feira, o Ministro das Antiguidades, Ahmed Eissa, disse que as peças confiscadas datam das eras gregas e romanas, e que elas serão postas em armazéns do ministério em Meet Rahina, onde foram originalmente roubadas.

Eissa disse que ele está ansioso para recuperar antiguidades roubadas em meio a falta de segurança que se seguiu à revolução de 25 de janeiro.

Situações de roubos de artefatos só ocorrem porque existe um público avido para adquirir peças arqueológicas, mas isto constitui um crime tanto no Egito, como no Brasil. Não comercialize e nem compre peças arqueológicas.

Fonte:

Tradução parcial de: Authorities discover and authenticate 11 stolen artifacts. Disponível em < http://www.egyptindependent.com/print/1797781 >. Acesso em 30 de maio de 2013.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]