Detalhe da criação do cosmo no sarcófago de Butehamon

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Embora não exista um texto teológico padrão, as sociedades egípcias do Período Faraônico produziram muitos objetos com finalidades religiosas, especialmente os ligados aos espólios funerários. Alguns destes artefatos contêm pequenas narrativas produzidas em textos ou imagens. Um exemplo são os sarcófagos que não raramente descreviam a jornada do falecido pelo o “Além-Vida”, somado a contos relacionados com algum acontecimento na existência dos deuses. Vejamos aqui os sarcófagos de Butehamon (21ª Dinastia; Terceiro Período Intermediário):

Sarcófagos de Butehamon atualmente no acervo do Museo Egizio di Torino. Imagem disponível em < http://www.flickr.com/photos/menesje/6778256608/in/set-72157606252833160 >. Acesso em 29 de junho de 2013.

 

Estes caixões foram descobertos em Deir el-Medina, no túmulo TT291, na necrópole tebana. Ele está repleto de figuras religiosas, tal como a que vem a seguir:

 

Detalhe da criação do cosmo no sarcófago de Butehamon. Fonte da imagem: MARIE, Rose; HAGEN, Rainer. Egipto. (Tradução de Maria da Graça Crespo) 1ª Edição. Lisboa: Editora Taschen, 1999. P 179

 

Nesta cena em questão é mostrada parte da criação do cosmo (entendido aqui como a “harmonia” do Universo) com a separação do céu (na figura da deusa Nuit) e da terra (representada pelo deus Geb).

 

Alguns pontos para a observação:

 

(1) Nuit, a deusa que representa a abóbada celeste, deita-se sobre a terra, mas é erguida por Shu.

(2) Shu, o ar, separa o céu e a terra. Tanto ao seu lado direito, como o esquerdo, estão  Heh, deidades com cabeça de carneiro.

(3) Geb, a terra, está deitado sobre o chão. Não raramente em cenas da criação do cosmo ele é representado tendo uma ereção, esperando manter o coito com Nuit.

(4) O Ba do falecido Butehamon assiste a cena com reverência.

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

2 comentários sobre “Detalhe da criação do cosmo no sarcófago de Butehamon

Os comentários estão desativados.