Cópia do livro “The Tomb of Tut-Ankh-Amen” de 1923

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Recentemente o leitor André Onofre enviou para mim as fotos do livro “The Tomb of Tut-Ankh-Amen” (A Tumba de Tutankhamon), escrito pelo arqueólogo descobridor da tumba do faraó Tutankhamon, o Howard Carter (1874 — 1939), e o seu colaborador Arthur Mace (1874 — 1928). Sua cópia é a edição de 1923 e ele a encontrou disponível para a venda em um sebo. Ele a comprou e disponibilizou algumas fotografias para vocês poderem ver também.

Este é um livro provavelmente pertencia a alguém que só queria se desfazer de seus bens e tem menos de cem anos, então nem o sebo (eu espero) e muito menos o André cometeram alguma ilegalidade. Está em um ótimo estado de conservação, o que sugere que foi muito bem cuidado por seu (sua) dono (a) anterior. Abaixo as fotografias:

O detalhe da inscrição hieroglífica na capa é sensacional porque é o “prenomen” de Tutankhamon. Significa “Senhor das formas de Rá”. Foto: André Onofre. 2015.
Em destaque está uma fotografia do Lorde Carnarvon, que morreu seis semanas após a descoberta da tumba. Foto: André Onofre. 2015.
Página com a famosa dedicatória de Carter e Mace para Lorde Carnarvon. Foto: André Onofre. 2015.

Na foto anterior está a página com a famosa dedicatória escrita por Carter e Mace em memória ao já falecido Lorde Carnarvon (1866 – 1923), patrocinador da descoberta. Nela está escrito:

“Com plena concordância de meu colaborador, senhor Mace, dedico esse relato da descoberta da tumba de Tutankhamon à memória de meu caro amigo e colega lorde Carnarvon, que morreu no momento de seu triunfo.

Não fosse a sua incansável generosidade e constante encorajamento, nosso árduo trabalho jamais seria coroado de sucesso. Sua capacidade de avaliar arte antiga raramente foi equiparada. Seus esforços, que tanto contribuíram para ampliar nosso conhecimento em Egiptologia, serão eternamente honrados pela história, e sua memória sempre será saudada por mim”

Página com esquema da tumba. Foto: André Onofre. 2015.
Foto: André Onofre. 2015.

Obrigada André por sua contribuição!