Ciclo de Palestras – Egito (São Paulo)

Notícia enviada por Roberta Araújo via Facebook.

A FAAP está oferecendo um ciclo de palestras sobre o Antigo Egito com professor Antonio Brancaglion (http://lattes.cnpq.br/2950445244723627). Abaixo os temas e as datas com seus respectivos horários:

30/03/2015 – segunda das 19h15 às 22h15
Beleza, Sedução e Erotismo no Tempo dos Faraós
Beleza, sensualidade e fertilidade eram para os egípcios antigos princípios intimamente ligados entre si e associados ao universo feminino. O objetivo desta palestra é mostrar como os adornos, vestimentas e perucas simbolizam estes conceitos e fazem referências ao mundo mítico dos egípcios antigos.

27/04/2015 – segunda das 19h15 às 22h15
A Luz e a Escuridão: Os dois Grandes Mistérios Egípcios
Os corpos embalsamados pelos egípcios antigos são a materialização de crenças e práticas cujo objetivo é a vida eterna. O objetivo desta palestra é mostrar qual a função da mumificação na religião funerária, além de apresentar alguns dos resultados obtidos no estudo das múmias da coleção egípcia do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Tumba de Tawentamani em El-Kurru. Imagem disponível em . Acesso em 12 de fevereiro de 2013.

Tumba de Tawentamani em El-Kurru. Imagem disponível em < http://www.inognidove.it/italiantourism-sudan/travel/tombaforestain1.shtml >. Acesso em 12 de fevereiro de 2013.

16/05/2015 – sábado das 9h às 12h
As Múmias Egípcias: Segredos e Revelações na busca pela Eternidade
Duas figuras míticas se destacam na religião egípcia, o deus-sol Rê e o deus dos mortos Osíris. Luz e escuridão se complementam no destino póstumo do faraó e dos mortais. Esta palestra irá tratar desta dualidade complementar fundamental para entendermos o pensamento religioso dos egípcios antigos.

15/06/2015 – segunda das 19h15 às 22h15
A Literatura no Egito Antigo: Romances, Contos e Poesias
Embora a mais antiga, a literatura egípcia, é também uma das menos conhecidas. Esta palestra pretende expor de maneira objetiva algumas das principais formas literárias surgidas no segundo milênio antes de Cristo e que lançam uma nova luz sobre a vida dos antigos egípcios.

Valores: 

Público externo: cada palestra R$ 77,00
Comunidade faapiana: cada palestra R$ 69,30
Com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet

Aquele que requerer cancelamento ou desistência da palestra antes da data receberá a devolução de 70% (setenta por cento) do valor pago, em até 30 (trinta) dias após a formalização do respectivo pedido junto à Contratada.
Após a palestra ministrada, é devido o pagamento, uma vez que os serviços foram disponibilizados ao aluno.

Local das palestras:

CAMPUS SÃO PAULO
Rua Alagoas, 903
Higienópolis – São Paulo/SP

Mais informações:
(11) 3662-7034
nucleocultura@faap.br

http://www.faap.br/nucleocultura/palestras/palestra-egito.asp

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]