O Grande Museu Egípcio: 98% do edifício está pronto!

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Após uma longa espera, o governo egípcio já pode dizer que 98% do edifício do Grande Museu Egípcio está pronto, apesar da pandemia do coronavírus, que causou grande atraso nas obras. A notícia foi dada pelo Ministro Adjunto do Turismo e Antiguidades, Al-Tayeb Abbas, durante sua participação em um programa do canal Extra News.

Abbas ainda anunciou que artefatos pertencentes ao faraó Tutankhamon serão postos nos expositores nos próximos dias. Farão parte da exposição cerca de 5.000 artefatos pertencentes a Tutankhamon, sendo que 2.000 deles serão exibidos pela primeira vez.

Construído próximo às Pirâmides de Gizé o Grande Museu Egípcio, que possui aproximadamente 500.000 metros quadrados, abrigará a maior coleção de antiguidades do mundo pertencentes a uma única cultura.

O investimento total do projeto é de cerca de um bilhão de dólares, de acordo com relatos da imprensa local. O Egito projeta que a abertura do museu promoverá um salto notável no turismo.

Não se sabe ainda a data da inauguração do museu devido a pandemia, mas espera-se que ocorra durante esse ano de 2021.

Fonte:

Grand Egyptian Museum has finalized 98% of engineering facility construction, says official. Disponível em < https://www.egyptindependent.com/grand-egyptian-museum-has-finalized-98-of-engineering-work-says-official/ >, acesso em 14 de fevereiro de 2021.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]